O processo de autoavaliação dos professores da educação infantil sobre educação de gênero: uma pesquisa em contextos italianos e brasileiros
Resumen
Este artigo discute a autoavaliação dos professores de educação infantil quanto à educação de gênero implícita nas práticas pedagógicas. Durante os anos do programa de doutorado, trabalhei com grupos de professores com um método reflexivo, dialogando sobre contextos, para ter ideias mais explícitas sobre educação de gênero. Vou apresentar e descrever o processo de co-construção de uma escala de autoavaliação sobre educação de gênero: isso ocorreu em duas escolas infantis italianas estatais, em Palermo e, em uma escola infantil municipal brasileira, em Curitiba. A pesquisa apresentada refere-se às áreas de relações educacionais, linguagem, jogo simbólico, habilidade motora, socialização e relações entre adultos. Do ponto de vista da igualdade de oportunidades e da consciência da co-responsabilidade educacional entre a escola e as famílias, as escolas devem oferecer às crianças, sejam elas meninos ou meninas, as mesmas possibilidades para um desenvolvimento psicopedagógico harmonioso e completo, facilitando a socialização dentro do grupo de pares e promovendo potenciais individuais. Refletindo através do processo de autoavaliação no nível da escola de educação infantil, a partir de uma observação sistemática dos contextos escolares, pode-se perceber a ocorrência de estereótipos e preconceitos de gênero, através das discussões em equipe em um diálogo intersubjetivo, levando a uma melhoria da conscientização do professor e no ajuste das práticas educacionais.
Palavras-chave: Autoavaliação. Professores. Educação Infantil. Gênero. Conscientização.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.