Relação educativa, avaliação e trabalho de equipe
Resumen
Levar em consideração as dimensões organizacionais e relacionais de um contexto educacional significa analisar aqueles fatores que, ao mesmo tempo em que desenvolvem sua fisionomia educacional, muitas vezes permanecem implícitos e irreflexivos. Nesse sentido, para adquirir e regenerar novas conscientizações sobre as implicações pedagógicas das práticas cotidianas, torna-se cada vez mais necessário promover e apoiar os processos de reflexão dentro de cada equipe pedagógica, através de uma pluralidade de perspectivas e metodologias. Deste ponto de vista, a avaliação formativa do contexto educacional é configurada como um processo dialógico e transacional, em que cada grupo de trabalho é ativo em interrogar os processos realizados e ativados com as crianças, a fim de partilhar e negociar os significados, propósitos e valores que os orientam e, portanto, adquirir uma maior conscientização, superando assim apenas um aspecto de certificação e classificação da avaliação. Em particular, ser capaz de observar, descrever e avaliar a qualidade da relação educativa, a partir da análise de alguns fragmentos de vídeo em relação aos intercâmbios de comunicação realizados com as crianças, torna-se para cada equipe educacional uma oportunidade de formação particularmente importante, pois permite analisar aspectos-chave da ação educacional, mas que podem permanecer incorporados no fluxo das rotinas diárias e relegados ao critério de cada professor. Escolhas organizacionais e modalidades relacionais que podem ser ainda interrogadas e problematizadas entrelaçando estas metodologias com abordagens baseadas no uso de estratégias de escrita reflexiva, criando assim com cada grupo educacional percursos de formação, em que diferentes olhares e conhecimentos se confrontam para co-construir repertórios de significados compartilhados e gerar novas consciências.
Palavras-chave: Relação Educativa. Avaliação Formativa. Reflexão. Colegialidade. Educação Pré-Escolar.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.