A dupla missão formativa da Escola Industrial Feminina “Nilo Peçanha” (1947-1956): apreciações sobre currículo e cultura escolar
Resumen
O presente texto vincula-se ao trabalho de um grupo de pesquisa que tem estudado, no âmbito da história das instituições escolares e história regional, a trajetória da Escola Industrial Feminina “Nilo Peçanha”. A análise proposta toma por lapso temporal os anos de 1947 a 1956 e tem como objetivo a compreensão do tipo de educação e profissionalização oferecidas à mulher naquele contexto, dando ênfase à análise do currículo da instituição compreendido no contexto mais amplo de sua cultura escolar. A pesquisa permitiu argumentar que mesmo se tratando de uma escola industrial, pulsava muito forte à época sua principal peculiaridade: ser destinada ao público feminino. Apesar da crescente reivindicação do mercado de trabalho pela presença da mulher e das iniciativas de profissionalização legitimadas institucionalmente, aquela considerada guardiã da família deveria receber uma educação que contemplasse essa sua “vocação para o lar”, em um contexto de modernização e ideias higienistas.
Palavras-chave: Educação Feminina; Currículos; Mulheres; Ensino Profissional; Escola Industrial Feminina Nilo Peçanha.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.