Diferentes Sentidos de “NÃO”: Vozes de professores em formação continuada sobre o tema da Inclusão

Autores/as

  • Mônica Pereira dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Leyse Monick França Nascimento Secretaria de Estado da Educação do Amapá - SEED

Resumen

Este artigo se propõe a apresentar e explorar as narrativas de professores de cinco municípios do Rio de Janeiro, participantes do curso de formação continuada, intitulado Curso de Formação de Professores para a Inclusão do Público Alvo da Educação Especial: refletindo, planejando e agindo, ocorrido no decorrer do ano 2015. A versão de 2015 do curso foi toda filmada e gravada, os vídeos e áudios foram transcritos e minutados, de forma que geraram uma quantidade considerável de dados que foram transferidos para um software de análise qualitativa, o ATLAS.TI. Ao inserirmos os dados no software, a primeira providência tomada foi fazer um levantamento das palavras mais faladas. Como resposta, o software nos apontou uma significativa utilização do termo “não” ao longo do curso. A partir desta constatação, nossa curiosidade foi aguçada no sentido de saber: o que os “nãos” querem dizer? Os “nãos” falados, dizem respeito à negação, à dúvida, ou ao quê? Na sequência, os “nãos” foram então tratados, categorizados e analisados por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 1979) e da perspectiva omnilética de análise (SANTOS, 2013). Os resultados obtidos nesta investigação nos mostraram que nem sempre o “não” está relacionando à negação e que aqueles apresentados nas narrativas dos professores dizem respeito a diferentes sentidos, como: o “não” que aponta para a afetividade, para a negligência da família, o “não” do medo, o “não” de Deus. Com este estudo foi possível, portanto, compreender as contradições e complexidades presentes nas realidades escolares dos professores participantes.

Palavras-chave: Formação Docente; Inclusão em Educação; Perspectiva Omnilética.

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Biografía del autor/a

Mônica Pereira dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Psicologia, Mestrado e PhD em Psicologia e Educação Especial pela Universidade de Londres. Tem atuado como parecerista ad hoc em várias agências financiadoras de pesquisa, além de ser membro efetivo de importantes Associações nacionais e internacionais, como por exemplo, a Associação Nacional de Pesquisadores em Educação (ANPEd), Associação Nacional de Direitos Humanos - Pesquisa e Pós-Graduação (ANDHEP), Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), Association pour la Recherche InterCulturelle (ARIC), e Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Atualmente, é coordenadora do Observatório Estadual de Educação Especial do Rio de Janeiro (OEERJ), diretamente vinculado ao Observatório Nacional (ONEESP), bem como coordena ações de pesquisa e extensão em níveis institucional, de sistemas e nacional, todas voltadas para a temática da Inclusão em Educação em uma perspectiva omnilética, que extrapola o campo da educação especial. É autora de três livros sobre inclusão em Educação e publicou vários artigos sobre a temática. É membro do conselho editorial da Revista Espaço, do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), da Revista Brasileira de Educação Especial, da Revista Conhecimento e Diversidade e da Revista Poiesis Pedagógica. Atuou como gestora nacional da Gerência de Educação do Departamento Nacional do SESC entre 2004-2007 e Co-coordenadora do Programa Nacional Escola de Gestores/MEC (2009-2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, Políticas Educacionais e Inclusão em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Culturas, políticas e práticas de Inclusão em Educação, Interculturalidade em Educação, Direitos Humanos, Formação de Professores, Ensino-aprendizagem, Psicologia da Aprendizagem, Psicologia do desenvolvimento, Psicologia Escolar, Psicologia Social, Psicopedagogia, Educação Especial. Fundadora e coordenadora do LaPEADE - Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação. Orienta monografias de graduação, de especialização, dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Leyse Monick França Nascimento, Secretaria de Estado da Educação do Amapá - SEED

Mestranda em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, da linha de Inclusão, Ética e Interculturalidade; Especialista em Acessibilidade Cultural /Rio de Janeiro-UFRJ (2014), em Língua Brasileira de Sinais/Libras-Faculdade Santa Fé/Atlas Educare (2011) e em Psicopedagogia/Faculdade de Macapá-FAMA (2003). Possui graduação em Pedagogia/Universidade Federal do Amapá-UNIFAP(2005) e Bacharelado em Administração de Empresas/Centro de Ensino Superior do Amapá (2002). É professora da Educação Básica do Governo do estado do Amapá-GEA, da Prefeitura Municipal de Macapá-AP-PMM e é pesquisadora do LaPEADE - Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação FE/UFRJ.

Publicado

2016-05-30

Cómo citar

SANTOS, Mônica Pereira dos; NASCIMENTO, Leyse Monick França. Diferentes Sentidos de “NÃO”: Vozes de professores em formação continuada sobre o tema da Inclusão. Revista Linhas, Florianópolis, v. 17, n. 35, p. 153–175, 2016. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016153. Acesso em: 18 may. 2024.