Tecnologia assistiva no Atendimento Educacional Especializado (AEE) de estudantes com deficiência
Resumen
No âmbito da inclusão escolar, a política educacional brasileira orienta que a educação de estudantes com deficiência seja realizada no ensino comum. Nesse sentido, torna-se necessário o favorecimento de ambientes acessíveis e com acessibilidade que possibilitem o pleno desenvolvimento dessa população no processo de escolarização, quando o uso de tecnologias, sobretudo da Tecnologia Assistiva (TA) se torna ainda mais evidente. Para tanto, entre suas ações, as escolas comuns devem ofertar o Atendimento Educacional Especializado (AEE) que vem sendo priorizado por parte do governo federal, nos últimos anos, em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). O AEE é definido pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva como aquele que tem por finalidade identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para que os estudantes possam participar de todas as atividades, considerando suas necessidades específicas. Este texto tem como objetivo abordar o uso da TA no AEE em SRM para estudantes com deficiência, visando subsidiar um estudo em desenvolvimento sobre a utilização dessa tecnologia na oferta do AEE para essa população em dois municípios do interior do estado de Mato Grosso do Sul (MS).
Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado; Inclusão Escolar; Tecnologia Assistiva.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.