Ações da Educação Especial no contexto da escola regular: problematizações sobre a inclusão de alunos com deficiência intelectual
Resumen
A presente proposição resulta de nossas experiências (na condição de orientadoras) de ações de iniciação à docência efetivadas em escolas regulares por parte dos acadêmicos dos cursos de licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e objetiva problematizar a atuação do professor de Educação Especial no contexto da escola regular frente ao aluno com deficiência intelectual. Ao considerarmos a conceituação de deficiência intelectual segundo a qual tal deficiência deve ser analisada a partir de cinco dimensões –habilidades intelectuais, comportamento adaptativo (habilidades conceituais, sociais e práticas de vida diária), participação, interações e papéis sociais, saúde (saúde física, saúde mental, etiologia) e contexto (ambientes, cultura) (AAMR, 2006), em interlocução com documentos oficiais que instituem as diretrizes para a Educação Especial na escola inclusiva, parece-nos produtivo analisar de que modo tais dimensões podem ser utilizadas como ferramentas para a efetivação de práticas no Atendimento Educacional Especializado que ultrapassem o espaço da sala de recursos multifuncional na escola. Tal discussão se faz possível especialmente em função da abordagem teórica sociointeracionista, à qual nos filiamos, e que indica que o sujeito com deficiência intelectual se constitui de forma significativa em função das trocas sociais que estabelece com o meio em que está inserido. Nesse sentido, entendemos que o Atendimento Educacional Especializado dos alunos com deficiência intelectual, na escola regular, deve estar pautado nos apoios necessários para que obtenham satisfatória inserção educacional e social.
Palavras-chave: Educação Especial; Deficiência Intelectual; Inclusão Escolar; Conceituação; Apoios.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.