Como as imagens nos educam para os gêneros e as sexualidades? - Cultura visual e formação docente
Resumen
Este texto traz para discussão os resultados de uma pesquisa realizada no encontro entre a formação docente e a cultura visual, interessada na produção e relação das imagens com a constituição dos sujeitos na contemporaneidade. Como as imagens nos educam para os gêneros e as sexualidades? A partir dos questionários e do grupo focal com os graduandos e graduandas dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e História, foi possível discutir e problematizar a relação entre a Cultura Visual, a formação docente, os currículos e a construção das identidades de gênero e sexuais. Um campo problemático construído a partir das questões com as imagens e seus contextos de formação e diretamente ligado aos currículos de História e Pedagogia. Neste sentido, nos aproximamos da abordagem teórica pós-estruturalista, especialmente no que se refere às contribuições de Foucault a respeito das relações poder-saber, governo dos corpos e importância da linguagem como construção histórica, definidora de comportamentos, de percepções e de condutas, enfim, ações e pensamentos que nos organizam nas nossas ações nas salas de aula e nas relações com os conhecimentos, com o currículo como escolha do que deve fazer parte, ou não, das nossas aulas.
Palavras-chave: Cultura Visual; Formação docente; Currículo; Educação; Gênero.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.