O elo de veneração: o velho e o novo nos quadros de formatura
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723816302015122Resumen
Este texto se propõe analisar dois quadros de formatura do Curso Normal construídos durante a década de 1920, pertencentes à coleção do acervo do Colégio Coração de Jesus, localizado na cidade de Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina. Além da análise serão apresentadas algumas reflexões teóricas e discussões dos autores que estudam temas correspondentes. A análise desses artefatos se inscreve na perspectiva da cultura material escolar que permite estudá-los como portadores de vestígios ou intenções de verdade que possam trazer à tona as vivências e práticas cotidianas da educação escolarizada. Nos quadros de formatura analisados aqui é possível encontrar uma convivência intrigante entre elementos do universo fotográfico e da arte pictórica. Estas composições, predominantemente imagéticas podem revelar nuances do investimento político, institucional e pessoal engendrados pela efervescência da construção social de necessidades e crenças na formação através da educação. São componentes de uma trama de relações da tessitura social constituída por seus produtores e consumidores que, em contato com eles, deram sentido mútuo as suas existências no universo de uma escola pulsante, de saberes e práticas vividas, sentidas e reproduzidas.
Palavras-chave: Educação; Santa Catarina; História; Colégio Coração de Jesus (Florianópolis, SC); Fotografia.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.