A herança weberiana n´Os herdeiros: entre o projeto moderno não realizado e a aposta na razão

Autores/as

  • Santiago Pich

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723815292014251

Resumen

O artigo tem por objeto a compreensão do modus operandi da apropriação de conceitos e do método weberiano na obra de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron “Os Herdeiros – os estudantes e a cultura”. Sustentamos a ideia de que essa apropriação é referenciada em dois vetores: demonstrar o caráter mistificado e mistificador do modo de relação dos estudantes com o sistema de ensino, e como ferramenta que indica um projeto não realizado, que necessitaria ter na razão seu elemento balizador que possa ser levado a efeito. Entendemos que esse movimento resulta em uma aposta política dos autores sobre a configuração que o sistema de ensino deveria ter para cumprir a função social a ele atribuída no projeto moderno, em particular no que tange ao ideal da igualdade e à política francesa de democratização da educação.

Palavras-chave: Projeto educacional moderno; Educação superior; Método weberiano.

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Publicado

2014-10-15

Cómo citar

PICH, Santiago. A herança weberiana n´Os herdeiros: entre o projeto moderno não realizado e a aposta na razão. Revista Linhas, Florianópolis, v. 15, n. 29, p. 251–269, 2014. DOI: 10.5965/1984723815292014251. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815292014251. Acesso em: 25 nov. 2024.