Identidade Nacional em uma Escola Pública em Área de Imigração (Grupo Escolar Professor Lapagesse, 1951-1964) <br> National Identity in a Public School in an Immigration Area

Autores/as

  • Claudia Oliveira Santos Miranda UNESC
  • Dorval do Nascimento UNESC

Resumen

O presente artigo discute a temática das identidades culturais nas décadas de 1950 e 1960 a partir de pesquisa realizada num grupo escolar do sul de Santa Catarina cujo objetivo foi investigar os processos de constituição da identidade nacional numa escola situada em área de imigração. Observaram-se os processos escolares de consolidação do projeto oficial de identidade nacional em um contexto de intenso controle da escola por parte das autoridades oficiais.

PALAVRAS-CHAVE: Identidade nacional. Grupo escolar. Civismo.

ABSTRACT: This article discusses the issue of cultural identities in the 1950s and 1960s. The data came from a research in a school of Santa Catarina whose objective was to investigate the processes of national identity formation in a school located in an area of immigration. It was analyzed the process of consolidation of an official project on national identity in a context of intensive school control by the authorities.

KEYWORDS: National identity. School. Patriotism.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Claudia Oliveira Santos Miranda, UNESC

Graduada em Pedagogia (UNESC), bolsista Pibic/CNPq.

Dorval do Nascimento, UNESC

Doutor em História (UFRGS), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (UNESC).

Publicado

2009-10-13

Cómo citar

OLIVEIRA SANTOS MIRANDA, Claudia; DO NASCIMENTO, Dorval. Identidade Nacional em uma Escola Pública em Área de Imigração (Grupo Escolar Professor Lapagesse, 1951-1964) <br> National Identity in a Public School in an Immigration Area. Revista Linhas, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. p. 88–104, 2009. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1830. Acesso em: 22 dic. 2024.