Tendências temáticas da pesquisa em Educação Hospitalar no Brasil: desafios e contribuições

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723822482021267

Resumen

O objetivo deste artigo é identificar e analisar as principais tendências temáticas da pesquisa em Educação Hospitalar no Brasil. A metodologia é de natureza exploratória e descritiva, por meio de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica, e baseou-se no catálogo de teses e dissertações produzidas em programas brasileiros de pós-graduação no campo da Educação Hospitalar no período de 2008 a 2017. Os resultados evidenciaram que estão sendo priorizadas as investigações relacionadas às temáticas do Desenvolvimento Humano, Educação e Humanização em Hospitais; Práticas Pedagógicas e Organização Didático-Curricular; e Formação de Professores. Verifica-se a presença de temáticas emergentes, como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e a Relação Educação e Saúde na Hospitalização. No entrecruzar dos dados, ressalta-se a necessidade de adesão a temáticas menos enfatizadas, como as Políticas Públicas na Educação Hospitalar; o Atendimento Pedagógico Domiciliar; e a Organização Pedagógica e Administrativa.

 Palavras-chave: Pacientes hospitalizados – Educação.  Pesquisa educacional. Educação e saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Roger Trindade Pereira, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Tocantinense de Pós-Graduação (ITOP) e em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação (UFT).

Carmem Lucia Artioli Rolim, Universidade Federal do Tocantins

Licenciada em Ciências e Matemática (1995), Especialista em Informática e Sistemas de Informação pela Universidade de Sorocaba (1998), Mestre em Educação pela Uniso (2003), Doutora em Educação pela Unimep (2008) e Pós-Doutora em Educação pela UEPA (2019)

Publicado

2021-04-28

Cómo citar

PEREIRA, Roger Trindade; ROLIM, Carmem Lucia Artioli. Tendências temáticas da pesquisa em Educação Hospitalar no Brasil: desafios e contribuições. Revista Linhas, Florianópolis, v. 22, n. 48, p. 267–302, 2021. DOI: 10.5965/1984723822482021267. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/17835. Acesso em: 18 jul. 2024.