MODELOS DE COMPETÊNCIA E A PSICO-SOCIOLOGIA DA APRENDIZAGEM: modulização da capacitação de recursos humanos em gerenciamento da implementação de projetos<em>COMPETENCY MODELS AND THE SOCIAL PSYCHOLOGY OF LEARNING</em>
Resumen
Este artigo propõe-se abordar o desafio da preparação de especialistas em gerenciamento da implementação de projetos de desenvolvimento. Enfoca a problemática, seguida do conjunto de competências individuais e de grupos requerido para administrá-la. Ao listar estas competências, pretende-se estabelecer as bases para a montagem de módulos de capacitação de recursos humanos, os quais, combinados, constituem cursos de especialização na matéria. Depois de analisar as requeridas competências, propõe-se um conjunto de cinco módulos de ensino, destinado a desenvolver e aperfeiçoar essas competências e os conhecimentos que as acompanham.
Palavras-Chave: Vivencial. Competência. Aprendizagem. Capacitação de recursos humanos. Implementação de projetos.
Abstract
This article proposes an approach to the challenge of training specialists in the management of project implementation. It starts by discussing the predicament of development project implementation. It goes on to delve into individual and group skills to manage such implementation, with the intent of laying the foundations to construct training modules. These modules, combined, constitute training of human resources programs on this topic. The proposed methodology for such training is based mainly on the social-psychological concept of "experiential learning" developed by David Kolb. The work closes with the description of a set of five training modules which may be used in designing a training program for Project Implementation Management.
Key Words: Experiential. Competence. Learning. Training. Project implementation.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.