MODELOS DE COMPETÊNCIA E A PSICO-SOCIOLOGIA DA APRENDIZAGEM: modulização da capacitação de recursos humanos em gerenciamento da implementação de projetos<em>COMPETENCY MODELS AND THE SOCIAL PSYCHOLOGY OF LEARNING</em>

Autores/as

  • Renata Gomes da Silva Fundação Getúlio Vargas - FGV
  • Rogério Feital Pinto Fundação Getúlio Vargas - FGV

Resumen

Este artigo propõe-se abordar o desafio da preparação de especialistas em gerenciamento da implementação de projetos de desenvolvimento. Enfoca a problemática, seguida do conjunto de competências individuais e de grupos requerido para administrá-la. Ao listar estas competências, pretende-se estabelecer as bases para a montagem de módulos de capacitação de recursos humanos, os quais, combinados, constituem cursos de especialização na matéria. Depois de analisar as requeridas competências, propõe-se um conjunto de cinco módulos de ensino, destinado a desenvolver e aperfeiçoar essas competências e os conhecimentos que as acompanham.
Palavras-Chave: Vivencial. Competência. Aprendizagem. Capacitação de recursos humanos. Implementação de projetos.

Abstract
This article proposes an approach to the challenge of training specialists in the management of project implementation. It starts by discussing the predicament of development project implementation. It goes on to delve into individual and group skills to manage such implementation, with the intent of laying the foundations to construct training modules. These modules, combined, constitute training of human resources programs on this topic. The proposed methodology for such training is based mainly on the social-psychological concept of "experiential learning" developed by David Kolb. The work closes with the description of a set of five training modules which may be used in designing a training program for Project Implementation Management.
Key Words: Experiential. Competence. Learning. Training. Project implementation.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renata Gomes da Silva, Fundação Getúlio Vargas - FGV

Formada em Psicologia pelo IBMR – Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação - (2001) e Pós-Graduada em Recursos Humanos pela Fundação Getulio Vargas (2004). Atualmente é Tutora da Fundação Getúlio Vargas na Disciplina Licitações e Contratos Administrativos do Programa FGV ONLINE e Funcionária da FGV Projetos. Contato: renata.gomes@fgv.br

Rogério Feital Pinto, Fundação Getúlio Vargas - FGV

Doutor e Mestre em Administração Pública pela Universidade do Sul da Califórnia EEUU. Mestre em Ciência Política pela Universidade da Carolina do Norte EEUU. Curso de Especialização na Universidade de Harvard. EEUU. Foi Conselheiro Sênior de Projetos do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Especialista Principal em Gestão Pública do Banco Mundial e Coordenador de Treinamento Internacional na Organização dos Estados Americanos. Participou de cursos de treinamento e acadêmicos de universidades e instituições de ensino de inúmeros países. Atualmente é professor da EBAPE/FGV e Consultor da FGV Projetos RIO.

Publicado

2010-12-17

Cómo citar

GOMES DA SILVA, Renata; FEITAL PINTO, Rogério. MODELOS DE COMPETÊNCIA E A PSICO-SOCIOLOGIA DA APRENDIZAGEM: modulização da capacitação de recursos humanos em gerenciamento da implementação de projetos<em>COMPETENCY MODELS AND THE SOCIAL PSYCHOLOGY OF LEARNING</em>. Revista Linhas, Florianópolis, v. 11, n. 2, p. 121–144, 2010. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1422. Acesso em: 23 nov. 2024.