Considerações sobre o ensino de Língua Portuguesa à luz de uma teoria do discurso<br>Considerations about teaching the Portuguese Language from the perspective of discourse theory

Autores/as

  • Ingo Voese

Resumen

A reflexão que desenvolvo neste texto tem como motivação observar os efeitos que podem produzir as referências de uma teoria do Discurso e seus desdobramentos metodológicos sobre o ensino de Língua Portuguesa. Abandono a orientação da escola francesa e busco apoio especialmente em Bakhtin e Heller para construir a noção de mediação, o que deve ampliar o horizonte da compreensão do fenômeno lingüístico e da prática pedagógica.

PALAVRAS-CHAVE: Discurso. Subjetividade. Ensino

 The purpose of this text is to observe the effects that can be produced by the concepts of Discourse theory and their methodological implications for the teaching of the Portuguese language.  I abandon the orientation of the French school and seek support particularly in Bakhtin and Heller to construct the notion of mediation, which should broaden the horizon of the understanding of the linguistic phenomenon and of the pedagogic practice.

KEYWORDS: Discourse. Subjectivity. Teaching

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Publicado

2007-01-04

Cómo citar

VOESE, Ingo. Considerações sobre o ensino de Língua Portuguesa à luz de uma teoria do discurso<br>Considerations about teaching the Portuguese Language from the perspective of discourse theory. Revista Linhas, Florianópolis, v. 4, n. 1, 2007. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1202. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigo