Articulações entre a Teoria Crítica dos Direitos Humanos e a proposta teórico-metodológica das Cinco Pedagogias da Paz: possíveis caminhos para a dignidade humana a partir da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723826612025227

Palavras-chave:

cinco pedagogias da paz, dignidade, Joaquín Herrera Flores, Nei Alberto Salles Filho, teoria crítica dos direitos humanos

Resumo

Este estudo objetivou tecer articulações entre a perspectiva crítica dos direitos humanos elaborada por Joaquín Herrera Flores (2009) e a proposta teórico-metodológica das Cinco Pedagogias da Paz sistematizada por Nei Alberto Salles Filho (2016) como ferramenta pedagógica voltada ao (re)conhecimento dos direitos humanos, à promoção da dignidade humana e à construção da paz no campo educacional. O estudo adotou uma abordagem qualitativa, utilizando a técnica metodológica de pesquisa bibliográfica com base nas obras de Herrera Flores (2005, 2009), Salles Filho (2016, 2019) e outras produções científicas, sem recorte temporal, considerando a convergência entre as abordagens teóricas. A concepção crítica dos direitos humanos proposta por Herrera Flores (2009) concebe que tais direitos são produtos culturais resultantes de processos de lutas sociais diante das desigualdades decorrentes do modelo de sociedade vigente. A efetividade desses direitos acontece quando ações sociais são empreendidas para materializar a dignidade humana (Herrera Flores, 2009). As Cinco Pedagogias da Paz formuladas por Salles Filho (2016) constituem uma proposta teórico-metodológica que visa promover reflexões e problematizações sobre as múltiplas formas de desumanização e violências presentes na sociedade, contribuindo para a construção de uma cultura de paz. O compilado proposto por este estudo evidencia que, apesar de partirem de campos distintos (o jurídico e o educacional), de epistemologias e abrangências diferentes, ambas as ideias se coadunam ao apontar a importância e a necessidade da conscientização e do engajamento crítico dos sujeitos e movimentos sociais na luta pela dignidade, justiça e transformação social, através do uso dos direitos humanos como instrumento político.

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Biografia do Autor

Cintia Daiane da Silva Eurides, Universidade Estadual de Ponta Grossa

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                           

Nei Alberto Salles Filho, Universidade Estadual de Ponta Grossa

 

                                                                                                   

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Publicado

29-08-2025

Como Citar

EURIDES, Cintia Daiane da Silva; SALLES FILHO, Nei Alberto. Articulações entre a Teoria Crítica dos Direitos Humanos e a proposta teórico-metodológica das Cinco Pedagogias da Paz: possíveis caminhos para a dignidade humana a partir da educação. Revista Linhas, Florianópolis, v. 26, n. 61, p. 227–256, 2025. DOI: 10.5965/1984723826612025227. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/26416. Acesso em: 4 set. 2025.