Right to education and control by the Public Prosecution in school transport policies and schools closing in Piauí
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723825572024200Keywords:
school transportation, closure of schools, right to education, external control, Public Ministry of PiauíAbstract
This article addresses the problem of the right to basic education in the state of Piauí and examines the control exercised by the state Public Prosecutor's Office in the policies of closing schools and school transport in Piauí in the period from 2011 to 2021. Regarding the methodological aspects, the research was developed from a quantitative and qualitative perspective, through document analysis of extrajudicial processes related to the right to education, national and state regulations on the subject and analysis of reports and studies related to school transport in Piauí, the closure of schools and school dropout in the city of Teresina and in dialogue with the bibliographic production already produced in this regard. As a result, a substantial increase in the number of closed schools in Piauí was identified, at the same time as public actions aimed at school transport stand out, although the service provided is subject to many adversities. Faced with these issues, the work of the Public Ministry of Piauí has been carried out mainly through extrajudicial mediation, and is significantly close to the emphasis on effective control and reduction of public spending on education, which highlights challenges for this institution to effectively assert their purposes of ensuring rights without falling into the traps that set them back.
Downloads
References
BARROSO, Luís Roberto; BARCELLOS, Ana Paula de. O começo da história: a nova interpretação constitucional e o papel dos princípios no direito brasileiro. Revista da EMERJ, v. 6, n. 23, p. 25-65, 2003. Disponível em: https://www.emerj.tjrj.jus.br/revistaemerj_online/edicoes/revista23/revista23_25.pdf. Acesso em: 12 jun 2023.
BERNARDINO, Talitha. Braz. O abuso de poder na atuação do Ministério Público. Belo Horizonte: Fórum, 2019.
BORGES, David Gonçalves. O desmonte da educação do campo no nordeste brasileiro: diagnóstico, mapeamento e análise do fechamento de escolas do campo no estado do Piauí. Revista Linhas, Florianópolis, v. 18, n. 36, p. 305-324, jan./abr. 2017.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 7.347, de 24 de julho de 1985. Disciplina a ação civil pública de responsabilidade por danos causados ao meio-ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25.jul. 1985. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7347orig.htm Acesso em: 27 abr. 2023.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 8.069, de julho de 1990. Estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente. Diário Oficial da União, Brasília, DF: Presidência da República, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069Compilado.htm. Acesso em: 20 set. 2022.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 jun. 2015.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 10.880, de 9 de junho de 2004. Institui o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar - PNATE e o Programa de Apoio aos Sistemas de Ensino para Atendimento à Educação de Jovens e Adultos, dispõe sobre o repasse de recursos financeiros do Programa Brasil Alfabetizado, altera o art. 4º da Lei nº 9.424, de 24 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União 11 jun. 2004, Brasília, DF: Presidência da República, 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.880.htm. Acesso em: 30 abr. 2023.
BRASIL. Presidência da República. Lei 12.960 de 27 de março de 2014. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para fazer constar a exigência de manifestação de órgão normativo do sistema de ensino para o fechamento de escolas do campo, indígenas e quilombolas. Brasília, DF: Presidência da República, 2014a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12960.htm Acesso em: 08 jun. 2023.
BRASIL. Presidência da República. Lei 13.005 de 25 de junho de 2014. Plano Nacional de Educação. Diário Oficial da União, Brasília, DF: MEC, 2014b. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em: 10 maio 2022.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 13.140, de 26 de junho de 2015. Dispõe sobre a mediação entre particulares como meio de solução de controvérsias e sobre a autocomposição de conflitos no âmbito da administração pública; altera a Lei nº 9.469, de 10 de julho de 1997, e o Decreto nº 70.235, de 6 de março de 1972; e revoga o § 2º do art. 6º da Lei nº 9.469, de 10 de julho de 1997. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 29 jun. 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13140.htm Acesso em: 27 abr. 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Relatório do 4º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação. Brasília, DF: Inep, 2022a.
BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 11.162, de 4 de agosto de 2022. Dispõe sobre o Programa Caminho da Escola. Brasília, DF: Presidência da República, [2022b]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2022/Decreto/D11162.htm#art12 Acesso em: 30 abr. 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo Técnico do estado do Piauí: Censo Escolar da Educação Básica 2021. Brasília, DF: Inep, 2022c. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/2021/resumo_tecnico_do_estado_do_piaui_censo_escolar_da_educacao_basica_2021.pdf Acesso em 29 abr. 2023.
MACHADO, Eduardo. Ministério Público, gestão social e os conselhos gestores de políticas. Revista do CNMP, Brasília n. 4, p. 111-139, 2014. Disponível em: https://www2.cnmp.mp.br/portal/images/stories/Destaques/Publicacoes/Revista_CNMP_WEB4e.pdf Acesso em: 9 jun. 2023.
MUNARIM, Antonio; LOCKS, Geraldo Augusto. Educação do campo: contexto e desafios desta política pública. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 15, n. 1, p. 77-89, 2012.
PIAUÍ. Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI). TAC nº 01/2019 – Município de Jatobá do Piauí/PI. Diário Oficial Eletrônico, Teresina: MP- PI, ano 3, n. 385, 25 abr. 2019. Disponível em: https://aplicativos3.mppi.mp.br:8083/arquivos_diario/2019/04/demppi190425_385.pdf Acesso em: 30 out. 2023.
PIAUÍ. Tribunal de Contas do Estado do Piauí. (TCE-PI). Diagnóstico do transporte-escolar: municípios piauienses, exercício 2019. Teresina: TCE, 2020a. Disponível em: https://www.tcepi.tc.br/controle-externo/paineis-e-levantamentos/transporte-escolar. Acesso em: 30 abr. 2023.
PIAUÍ. Tribunal de Contas do Estado do Piauí. (TCE-PI). Diagnóstico dos Conselhos de Educação 2020. Teresina: TCE-PI, 2020b. Disponível em: https://www.tcepi.tc.br/wp-content/uploads/2021/02/DIAGNOSTICO-Conselhos-de-Educacao-2020.pdf. Acesso em 19 abr. 2023.
PIAUÍ. Ministério Público do Estado do Piauí. (MP-PI). Recomendação nº 137/2020. Diário Oficial Eletrônico, Teresina: MP-PI, ano 4, n. 766, 27 nov. 2020c. Disponível em: https://aplicativos3.mppi.mp.br:8083/arquivos_diario/2020/11/demppi201126_766.pdf. Acesso em 30 maio 2023.
PIAUÍ. Ministério Público do Estado do Piauí. (MP-PI). Notificação Recomendatória nº 02/2020. Diário Oficial Eletrônico, Teresina: MP-PI, ano 4, n. 567, p. 28, 3 fev. 2020d. Disponível em: https://aplicativos3.mppi.mp.br:8083/arquivos_diario/2020/02/demppi200131_567.pdf. Acesso em: 30 maio 2023.
PIAUÍ. Tribunal de Contas do Estado do Piauí. (TCE-PI). Relatório de Levantamento: educação básica e superior da rede estadual do Piauí. Teresina: TCE-PI, 2020e. Disponível em: https://www.tcepi.tc.br/wp-content/uploads/2021/02/RElatorio-de-Levantamento-Educacao-DFAE.pdf. Acesso em: 30 out. 2023.
PIAUÍ. Ministério Público do Estado do Piauí. (MP-PI). Visto em correição ordinária/decisão de arquivamento. Diário Oficial Eletrônico, Teresina: MP-PI, ano 4, n. 1104, 27 maio 2022a. Disponível: https://aplicativos3.mppi.mp.br:8083/arquivos_diario/2022/05/demppi220526_1104.pdf. Acesso em 30 maio 2023.
PIAUÍ. Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI). Relatório Anual, 2022. Teresina: MP-PI, 2022b. Disponível em: https://www.mppi.mp.br/internet/corregedoria-geral/relatorios-anuais-da-corregedoria-geral/ acesso em 30 maio 2023.
PIAUÍ. Ministério Público do Estado do Piauí. (MP-PI). Caodec. Teresina: MP-PI. 2023a. Disponível em: https://www.mppi.mp.br/internet/caodec/ Acesso em: 4 jun. 2023.
PIAUÍ. Governo do Estado do Piauí. Portaria SEDUC-PI/GSE Nº 7 de 04 de janeiro de 2023. Dispõe sobre os procedimentos para a desativação temporária ou definitiva de Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino do Estado do Piauí. Teresina: Seduc, 2023b. Disponível em: https://www.seduc.pi.gov.br/arquivos/normativas/62-normativas-15-03-2023-10-56-57.pdf Acesso em: 08. jun.2023.
PINTO, José Marcelino de Resende. Financiamento da educação no Brasil: um balanço do governo FHC (1995-2002). Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 108-135, 2002.
POCHMANN, Marcio; GUERRA, Alexandre. Piauí: trajetória e transição econômica. Teresina: CEPRO, 2019.
SANTANA, Jullyane Frazão; MEDEIROS, Lucineide Barros; GONÇALVES, Marli Clementino. O Direito à Educação do Campo no estado do Piauí no contexto do FUNDEB. Fineduca - Revista de Financiamento da Educação, São Paulo, v. 10, n. 29, p.1-21, 2020.
SILVA, Sidney Reinaldo da. Estado, educação e equidade no Brasil: a formação gerenciada da cidadania. Campinas: Mercado de Letras, 2012.
WEISS, Cristian Edel. Como morre uma escola. In: NSC Total, Blumenau, 2021. Disponível em: https://especiais.nsctotal.com.br/como-morre-uma-escola/. Acesso em: 06 abr. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Linhas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.