A EDUCAÇÃO COMO ATIVIDADE COMUNICACIONAL: interdisciplinaridade, interatividade e currículo<em>EDUCATION AS COMMUNICATIONAL ACTIVITY: interdisciplinarity, interactivity and curriculum</em>
Abstract
A importância que os meios de comunicação exercem na sociedade contemporânea demanda novas práticas e teorizações acerca da interface educação-comunicação. O polêmico objeto interdisciplinaridade – aqui entendido como a comunicação interativa entre as disciplinas e campos do conhecimento – está no cerne desse debate, com fortes implicações na organização curricular. Amparados nos postulados de M. McLuhan e outros estudiosos das relações entre as novas tecnologias da informação e da comunicação e a educação, refletimos sobre alguns elementos que possam vir a compor um cenário teórico-prático que vincule a interdisciplinaridade aos temas já consagrados pelos estudos e pesquisas na/da área de Educação e Comunicação.
Palavras-Chave: Educação. Comunicação. Interdisciplinaridade. Interatividade. Currículo.
Abstract
The importance of the communication media in contemporary society creates a need for new practices and theoretical concepts about the education-communication interface. The polemical object of interdisciplinarity – understood here as the interactive communication between the disciplines and fields of knowledge – is inserted at the core of this debate, with strong implications for curriculum organization. Supported by the postulates of M. McLuhan and other thinkers about the relationships between the new information and communication technologies and education, we reflect on some elements that can come to compose a theoretical-practical scenario that links interdisciplinarity to the themes already consecrated by studies and research in the field of Education and Communication.
Keywords: Education. Communication. Interdisciplinarity. Interactivity. Curriculum.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.