Educação de qualidade e responsabilidade social universitária: uma relação indissociável
Abstract
O presente artigo teve a pretensão de discutir a relação indissociável entre a qualidade da educação, em especial a do Ensino Superior, aferida pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), e a responsabilidade social. Para tal feito, utilizou-se, um recorte do Eixo 2 desse Sistema, denominado Desenvolvimento Institucional. Nesse Eixo, são avaliadas duas dimensões das Instituições de Educação Superior (IES): a Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e a responsabilidade social universitária. Utilizou-se como método a pesquisa descritiva e a análise documental, que verificou os documentos SINAES e o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Os resultados apontam que a educação de qualidade e a responsabilidade social ganharam espaço nas Instituições de Educação Superior em função dos reflexos do mundo globalizado e das demandas por uma educação que efetivamente contribua para o desenvolvimento social e cidadão que emerge em uma nação. As dimensões avaliativas do SINAES acenam para uma ação integral entre ensino, pesquisa e extensão, fato que sinaliza claramente a emergência da prática da indissociabilidade, fato que viabiliza e, em certa medida, concretiza este ideário de compromisso social para as IES. Ficou evidente que a responsabilidade social começou a se expandir no espaço acadêmico por meio de pesquisas, publicações, seminários e congressos, elementos que carregam consigo os princípios e preocupação da educação de qualidade, visto sua abrangência e benefícios relacionados às boas práticas acadêmicas.
Palavras-chave: Ensino Superior. Qualidade. Responsabilidade Social Universitária.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.