Comunicação, arte e educação em John Dewey
Abstract
O artigo pretende analisar a articulação entre os conceitos de arte e comunicação propostos pelo educador norte-americano John Dewey (1856-1952), especialmente nas obras Democracia e Educação (1916) e A Arte como Experiência (1934), bem como inferir os desdobramentos desse raciocínio para a educação. Segundo o autor, a comunicação seria semelhante à arte, uma vez que os participantes, em ambos os processos, precisam desenvolver a empatia, levando em consideração a existência de um “outro” e se imaginando no lugar dele. Como para o autor a comunicação e a educação estão intimamente associadas, pode-se depreender que nos processos de educação formal o exercício de uma pedagogia comunicacional seja necessário, de modo que os professores, os alunos e os demais interlocutores na escola elaborem suas experiências levando em conta as experiências alheias.
Palavras-chave: Comunicação. Arte. Educação. Pedagogia. John Dewey.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.