A educação da pessoa com deficiência visual: marcos históricos e políticos da formação e atuação docente

Authors

  • Rogério Sousa Pires IFC
  • Reginaldo Leandro Plácido IFC - Araquari

Abstract

A diversidade humana tem desafiado a educação contemporânea à convivência com as diferenças, em particular com as pessoas deficientes visuais, protagonistas do presente estudo, que propõe analisar o Plano Nacional de Educação, Lei nº 13.005, Meta 4, e em específico as estratégias que tratam da formação e atuação docente em articulação com a atual Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Um panorama histórico e político do atendimento educacional a deficientes visuais, de meados do século XIX a início do XXI, será delineado para uma compreensão dos atuais desafios anunciados pelas políticas públicas, que consideram a articulação precípua entre a formação de professores e as práticas pedagógicas no que tange o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Portanto, constitui-se objetivo deste estudo problematizar a educação da pessoa com deficiência visual nas discussões da formação de professores. Para tanto, contamos com as contribuições de autores como: Marcos José Mazzota e Elcie Masini, que elucidam os principais fatos e momentos históricos, assim como a evolução do atendimento educacional ao deficiente visual, bem como possibilitam discutir as ações governamentais no âmbito da formação e atuação docente. A metodologia da pesquisa segue a abordagem bibliográfica, que permite adensar analiticamente a problemática da formação de professores e a questão das práticas pedagógicas. Mas, todas essas recomendações legais e educacionais aqui exploradas, revelam a necessidade constante de revisitar a realidade da educação brasileira na busca de superação das dificuldades impostas pela deficiência visual na proposição de uma ação contínua.

Palavras-chave: Educação. Deficientes Visuais. Professores. Formação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rogério Sousa Pires, IFC

possui doutorado em Educação pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Metodista de Piracicaba -UNIMEP e mestrado em Ciências da Religião pela Faculdade de Filosofia da Universidade Metodista de São Paulo - UMESP e graduação em Teologia pela mesma instituição. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA. Tem experiência na Educação Básica e Ensino Superior nas áreas de Humanas e Sociais aplicadas, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, sociologia, educação especial, educação inclusiva, formação docente e ciências da religião. Desenvolveu pesquisa na UNIMEP junto ao Programa de Apoio à Educação Especial PROESP/CAPES investigando as experiências educacionais da pessoa com deficiência visual na rede estadual de educação de Piracicaba e região. Atualmente é docente do Instituto Federal Catarinense nos cursos de graduação e pós-graduação.

Reginaldo Leandro Plácido, IFC - Araquari

Doutorado em Educação pela UNIMEP (Capes 5). Doutoramento Intercalar em História da Educação na Universidade de Lisboa, Mestre em Teologia e História pelo IEPG da Escola Superior de Teologia (Capes 7). Graduação em Pedagogia pela Univille (2005) e graduação em Teologia pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Professor EBTT do Instituto Federal Catarinense, campus Araquari. Coordenador Geral de Programas e Políticas de Ensino (Pró-reitoria de Ensino) do Instituto Federal Catarinense Participa dos grupos de Pesquisa: Educação e Protestantismo - GPEP (UNIMEP-SP); Saberes, Fazeres e Discursos da Docência (IFC); Observatório social: culturas, linguagens e subjetividades (IFC). Desenvolve Pesquisa em História das instituições escolares; História, Filosofia e Política da Educação na Primeira República; História e Teologia do Protestantismo no Brasil; Educação e Sustentabilidade

 

Published

2018-02-20

How to Cite

PIRES, Rogério Sousa; PLÁCIDO, Reginaldo Leandro. A educação da pessoa com deficiência visual: marcos históricos e políticos da formação e atuação docente. Revista Linhas, Florianópolis, v. 19, n. 39, p. 30–54, 2018. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819392018030. Acesso em: 24 nov. 2024.