Ensino colaborativo: uma possibilidade do Atendimento Educacional Especializado
Abstract
Em razão da perspectiva e efetivação da inclusão escolar, legislações sobre o Aendimento Educacional Especializado (AEE) e o desenvolvimento de políticas públicas para garantia da escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais têm sido promulgadas no Brasil há mais de uma década. Estudos apontam que práticas pedagógicas de inclusão suscitam a organização de uma nova cultura escolar, o que envolve mais do que a oferta de um “atendimento educacional especializado”. Nesta direção, a partir de pesquisas realizadas na área de educação especial e inclusão escolar, este texto tem por objetivos: analisar e refletir sobre as práticas pedagógicas que têm se configurado na proposta do Atendimento Educacional Especializado e apresentar, a partir de experiências desenvolvidas, dois casos que envolvem o ensino colaborativo como um sistema que se configura como uma possibilidade de AEE, para além da sala de recursos multifuncional.
Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado; Ensino Colaborativo; Inclusão Escolar.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.