Um contexto de inclusão escolar de estudantes surdos em escola regular no sertão alagoano
Abstract
A educação escolar vem passando por inúmeras transformações, principalmente no que diz respeito a ofertar ensino de qualidade para todos os estudantes. Um dos maiores desafios diz respeito à inclusão escolar de alunos com surdez na escola regular, visto que estes possuem a Língua Brasileira de Sinais como meio de comunicação prioritária, elencando da escola profissionais capacitados, bem com a figura do intérprete em seu cotidiano. Assim, tem-se por objetivo analisar o ponto de vista das professoras da sala de aula comum e do Atendimento Educacional Especializado (AEE), bem como dos estudantes surdos sobre o processo de inclusão escolar no sertão alagoano. A investigação realizou-se em escola regular sob enfoque da pesquisa qualitativa com utilização de entrevista semiestruturada e observação em diário de campo. Os participantes da pesquisa foram a professora da sala de aula, a professora do AEE e os alunos surdos. Os dados foram analisados com análise de conteúdo. Como resultado, constatou-se que a escola pesquisada não estava preparada para receber os alunos com surdez, visto que não possuía intérprete de Língua Brasileira de Sinais; a professora da sala regular destes alunos não possui conhecimento sobre a surdez e suas peculiaridades, contudo a professora do AEE utilizava e ensinava a Língua Brasileira de Sinais. Consideramos, assim, que para inclusão do aluno surdo é necessário que toda a comunidade escolar se mobilize no aprendizado da Língua Brasileira de Sinais e que haja profissionais capacitados para oferecerem mais qualidade de ensino para estes alunos.
Palavras-chave: Educação Especial; Surdez; Educação.
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