As tecnologias digitais na formação inicial do pedagogo
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723816302015214Abstract
Este artigo tem como objetivo geral analisar as percepções que os discentes do Curso de Pedagogia têm sobre as tecnologias digitais no seu processo de formação, verificando se a formação vivenciada por eles na graduação agregou contribuições para uso em sua futura atuação docente e, se as experiências vivenciadas no curso, em relação ao uso das tecnologias, favoreceram para lhes dar a necessária segurança em relação à utilização das novas tecnologias digitais no contexto pedagógico. Para o desenvolvimento deste estudo, utilizaram-se como metodologia de pesquisa pressupostos da abordagem qualitativa, constituindo-se em um estudo exploratório-explicativo. A revisão bibliográfica e um questionário compõem o conjunto de procedimentos investigativos. O cenário da pesquisa foi representado por uma universidade pública do interior do estado do Paraná e, como público, foram eleitos os discentes do último ano de um Curso de Pedagogia. Os resultados elucidam que os discentes finalizam seu curso com um arcabouço muito restrito no que se refere aos aspectos pedagógicos e técnicos para o uso das tecnologias digitais na educação e, ainda revelam que somente uma disciplina trata da temática durante o curso, fator que limita as experiências voltadas à docência e acarreta insegurança. Outro aspecto relevante se refere à limitada formação dos docentes formadores e a maneira como usam as tecnologias digitais em suas aulas.
Palavras-chave: Professores; Formação tecnológica educacional; Ensino; Aprendizagem.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.