Jogos em sala de aula e seus benefícios para a aprendizagem da matemática

Autores/as

  • Katia Regina dos Santos da Apresentação IFSP-Caraguatatuba
  • Ricardo Roberto Plaza Teixeira IFSP-Caraguatatuba

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723815282014302

Resumen

Este artigo tem como objetivo avaliar, com base em estudos da literatura especializada e em reflexões sobre práticas de sala de aula, os benefícios da utilização de jogos como material didático para o ensino de matemática. Analisa também a sua influência na resolução de problemas pedagógicos, como a indisciplina, a apatia, os obstáculos para a inclusão e a necessidade de superação da aprendizagem mecânica da matemática. São apresentados os resultados de uma pesquisa sobre a ocorrência de jogos em aulas de matemática. Nas atividades pedagógicas avaliadas, foram utilizados dois jogos: o jogo Contig e o jogo da onça e dos cachorros. Os resultados da utilização destes dois jogos são analisados, bem como as reações de alguns alunos que vivenciaram esta experiência.

Descargas

Biografía del autor/a

Katia Regina dos Santos da Apresentação, IFSP-Caraguatatuba

Aluna do curso de Licenciatura em Matemática do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo

Ricardo Roberto Plaza Teixeira, IFSP-Caraguatatuba

Professor Doutor em Física pela USP e Docente do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo

Publicado

2014-06-23

Cómo citar

APRESENTAÇÃO, Katia Regina dos Santos da; TEIXEIRA, Ricardo Roberto Plaza. Jogos em sala de aula e seus benefícios para a aprendizagem da matemática. Revista Linhas, Florianópolis, v. 15, n. 28, p. 302–323, 2014. DOI: 10.5965/1984723815282014302. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815282014302. Acesso em: 20 may. 2025.