Museu da Escola “Professora Ana Maria Casasanta Peixoto”: um compromisso com a história da educação mineira
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723815282014077Abstract
Este artigo apresenta uma narrativa sobre a constituição, a trajetória e as diretrizes que orientaram o trabalho no Museu da Escola “Professora Ana Maria Casasanta Peixoto”. Criado em Belo Horizonte como Centro de Memória da Educação, integrou o Centro de Referência do Professor, instituição que empreendeu, entre 1994 e 2005, uma ampla proposta de formação continuada para os docentes da rede pública de Minas Gerais. Além da narrativa, pretendemos enfatizar o lugar ocupado pelo museu da escola no Brasil, em relação às ações de resgate e preservação da história da educação e de seu patrimônio, tangível e intangível, uma experiência inédita, pioneira e modelar que inspirou a criação de espaços de salvaguarda da memória educacional em outros estados brasileiros.
Palavras-chave: História da Educação; Acervos escolares; Cultura material escolar; Patrimônio imaterial; Preservação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.