Bustos Raciais: Imagens-artefatos sobre o outro (1908-1945)
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723822482021172Abstract
O presente artigo tem como objetivo discutir os aspectos de produção, circulação e consumo de bustos raciais, aqui denominados imagens-artefatos. Produzidos em escala industrial com a finalidade de representar as tipologias humanas, esses bustos foram utilizados nas escolas para ensinar sobre o outro. Nortearam a abordagem, os aportes teóricos e metodológicos da biografia social das coisas e do circuito social das imagens, além das noções de cultura escolar, cultura material e cultura visual escolares. O texto foi dividido em quatro partes: antecedentes e circulação dos bustos raciais; produção da empresa especializada em objetos para a educação, a Somso Modelle (Alemanha); possibilidades de modos de utilização e, por fim, o papel desses bustos como objetos da cultura material e da cultura visual escolar, dando centralidade a percursos já percorridos por outros autores. A pesquisa foi realizada no acervo do Museu e Arquivo Histórico La Salle (Canoas-RS) e considerou a documentação atinente aos bustos raciais. Embora o ensino das raças tenha perpassado várias disciplinas, a investigação mostrou que essas imagens-artefatos foram utilizadas no ensino de Geografia e História Natural. Além disso, esses vestígios nos dizem mais sobre o imaginário da sociedade que os criou, do que sobre os sujeitos representados.
Palavras-chave: Bustos raciais. Cultura visual escolar. Cultura material escolar.
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