A Postura Construtivista e a Formação Continuada de Educadores: Reflexões a partir do Conceito de Internalização de L. S. Vygotsky
Abstract
Na formação continuada de educadores, identificamos muitos pontos conflitantes no que se refere à internalização dos elementos teóricos necessários para a adoção de uma postura construtivista. Os educadores têm dificuldades de articular cognitivismo - interacionismo - construtivismo. A postura construtivista requer que compreendamos o ser humano em sua totalidade. Vygotsky não é compreendido como um cognitivista, em conseqüência disso, pouca visibilidade é dada ao estudo dos processos internos focalizados por este autor. Vygotsky é cognitivista, interacionista e construtivista. A análise do conceito de internalização, na obra de Vygotsky, informa acerca da ampla preocupação desse teórico com o papel dos processos internos no desenvolvimento e na aprendizagem humana. As propostas de formação continuada de educadores devem articular as discussões sobre o sujeito e a realidade social, fornecendo visibilidade ao papel dos processos internos no desenvolvimento e na aprendizagem humana.
Palavras-chave: Formação continuada. Interacionismo. Cognitivismo. Construtivismo
In a continued formation of educators, was identified many conflicting points referring to the theoretical element internalization necessary to the constructivist posture adoption. The educators have difficulty to articulate cognitivism - interacionism - constructivism. The constructivism posture requires comprehesion of the human being in his totality Vygotsky is not understood as a cognitivist, in consequence of this little visibility is given to the internal process studies, held by this author. Vygotsky is cognitivist, interacionist and constructivist. The internalization concept analysis on Vygotsky's work tells the broad preocupation of this theorist with the internal process roles in human development and learning.The continued formation proposals of educators must articulate the discussion about the subject and social reality, providing visibility to the internal process roles in human development and learning.
Key words: Continued formation of educators. Interacionism. Cognitivism. Constructivism.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.