A profissionalização docente do professor ingressante na carreira EBTT: a construção de uma profissionalidade postergada

Autores

  • Cláudio Wilson dos Santos Pereira Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
  • Shirleide Pereira da Silva Cruz Universidade de Brasília image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723826602025105

Palavras-chave:

acolhimento, profissionalização, formação docente

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as experiências de socialização profissional no processo da profissionalização e construção da profissionalidade docente do professor ingressante na carreira EBTT ao ter em vista as ações de acolhimento e ambientação desenvolvidas pelo Programa de Recepção Docente no âmbito de uma instituição federal no Norte de Minas Gerais. A perspectiva teórico-metodológica é baseada no Materialismo Histórico-dialético (MHD). Foram adotados conceitos-chave de profissionalização, profissionalidade e socialização profissional para acessar, levantar e analisar dados do programa por ter como instrumentos o questionário, a entrevista e os documentos disponibilizados pela coordenação do programa. Os resultados demonstram a existência de um Programa de Recepção Docente para a recepção, ambientação e capacitação do professor ingressante. No entanto, as ações estão direcionadas para efetivar uma profissionalidade empírica da formação docente, em que a dimensão afetiva do acolhimento prevalece em um programa que sistematiza a ambientação do docente à instituição, o que demonstra a falta de um projeto integrado de socialização para inseri-lo na cultura institucional, de modo a facilitar a ambientação profissional. Conclui-se que as ações formalmente instituídas de natureza científica da profissionalidade se limitam ao Curso de Capacitação em EPT.

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Publicado

28-04-2025

Como Citar

PEREIRA, Cláudio Wilson dos Santos; CRUZ, Shirleide Pereira da Silva. A profissionalização docente do professor ingressante na carreira EBTT: a construção de uma profissionalidade postergada. Revista Linhas, Florianópolis, v. 26, n. 60, p. 105–131, 2025. DOI: 10.5965/1984723826602025105. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/27191. Acesso em: 28 maio. 2025.