A profissionalização docente do professor ingressante na carreira EBTT: a construção de uma profissionalidade postergada
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723826602025105Palavras-chave:
acolhimento, profissionalização, formação docenteResumo
Este artigo tem por objetivo analisar as experiências de socialização profissional no processo da profissionalização e construção da profissionalidade docente do professor ingressante na carreira EBTT ao ter em vista as ações de acolhimento e ambientação desenvolvidas pelo Programa de Recepção Docente no âmbito de uma instituição federal no Norte de Minas Gerais. A perspectiva teórico-metodológica é baseada no Materialismo Histórico-dialético (MHD). Foram adotados conceitos-chave de profissionalização, profissionalidade e socialização profissional para acessar, levantar e analisar dados do programa por ter como instrumentos o questionário, a entrevista e os documentos disponibilizados pela coordenação do programa. Os resultados demonstram a existência de um Programa de Recepção Docente para a recepção, ambientação e capacitação do professor ingressante. No entanto, as ações estão direcionadas para efetivar uma profissionalidade empírica da formação docente, em que a dimensão afetiva do acolhimento prevalece em um programa que sistematiza a ambientação do docente à instituição, o que demonstra a falta de um projeto integrado de socialização para inseri-lo na cultura institucional, de modo a facilitar a ambientação profissional. Conclui-se que as ações formalmente instituídas de natureza científica da profissionalidade se limitam ao Curso de Capacitação em EPT.
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