A profissionalização docente do professor ingressante na carreira EBTT: a construção de uma profissionalidade postergada

Autores

  • Cláudio Wilson dos Santos Pereira Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
  • Shirleide Pereira da Silva Cruz Universidade de Brasília image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723826602025105

Palavras-chave:

acolhimento, profissionalização, formação docente

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as experiências de socialização profissional no processo da profissionalização e construção da profissionalidade docente do professor ingressante na carreira EBTT ao ter em vista as ações de acolhimento e ambientação desenvolvidas pelo Programa de Recepção Docente no âmbito de uma instituição federal no Norte de Minas Gerais. A perspectiva teórico-metodológica é baseada no Materialismo Histórico-dialético (MHD). Foram adotados conceitos-chave de profissionalização, profissionalidade e socialização profissional para acessar, levantar e analisar dados do programa por ter como instrumentos o questionário, a entrevista e os documentos disponibilizados pela coordenação do programa. Os resultados demonstram a existência de um Programa de Recepção Docente para a recepção, ambientação e capacitação do professor ingressante. No entanto, as ações estão direcionadas para efetivar uma profissionalidade empírica da formação docente, em que a dimensão afetiva do acolhimento prevalece em um programa que sistematiza a ambientação do docente à instituição, o que demonstra a falta de um projeto integrado de socialização para inseri-lo na cultura institucional, de modo a facilitar a ambientação profissional. Conclui-se que as ações formalmente instituídas de natureza científica da profissionalidade se limitam ao Curso de Capacitação em EPT.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRÉ, Marli D. Afonso de. Professores iniciantes: egressos de programas de iniciação à docência. Revista Brasileira de Educação [online], Rio de Janeiro, v. 23, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782018230095. Acesso em: 18 jun. 2022.

ANDRÉ, Marli. Formação de professores. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, set./dez. 2010.

AMBROSETTI, Neusa B; ALMEIDA, Patrícia A. de. Profissionalidade docente: uma análise a partir das relações constituintes entre os professores e a escola. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 90, n. 226, p. 592-608, set./dez. 2009. Disponível em:

diesponivel em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/976. Acesso em: 15 de jun. de 2022.

BARBOSA, Maria Lígia de O. A Sociologia das profissões: em torno da legitimidade de um objeto. BIB - Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, [s. l.], n. 36, p. 3-30, 1993. Disponível em: https://bibanpocs.emnuvens.com.br/revista/article/view/138. Acesso em: 20 mar. 2024.

BAZZO, Vera Lúcia. Profissionalidade docente na educação superior mestres ou cientistas? SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 7, 2008, Itajaí. Anais [...]. Itajaí: Univali, 2008.

BENEDITO Antolí, Vicente, IMBERNÓN Muñoz, Francisco, FÉLEZ RodríguezBeatriz . Necesidades y propuestas de formación del profesorado novel dela Universidad de Barcelona. Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado [en linea]. 2001, 5(2), ISSN: 1138-414X. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=56750205 Acesso em 24 fev. 2024.

BONFIM, Cristiane J. Descritores de profissionalidade para a educação profissional e tecnológica. SILVA, Kátia A. Curado; CRUZ, Shirleide Pereira da Silva (org.). In: Profissionalidade docente na educação profissional. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2020.

BRAEM, Sophie. Le nécessaire développement théorique de la notion de Professionnalité pour la Sociologie des Professions française. In: COMUNICAÇÃO APRESENTADA NA INTERIM CONFERENCE OF ISA RESEARCH COMMITTEE SOCIOLOGY OF PROFESSIONAL GROUPS RC 52, INSTITUTO SUPERIOR DAS CIÊNCIAS DO TRABALHO E DA EMPRESA. Lisboa, 2000.

BRASIL. LEI Nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2008.

BRASIL. Lei Nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; sobre a Carreira do Magistério Superior; sobre o Plano de Carreira e Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e sobre o Plano de Carreiras de Magistério do Ensino Básico Federal; altera remuneração do Plano de Cargos Técnico-Administrativos em Educação e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2012.

BRZEZINSKI, Iria. Políticas contemporâneas de formação de professores para os anos iniciais do ensino fundamental. Educ. Soc., Campinas, v. 29, n. 105, p. 1139-1166, set./dez. 2008. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 21 maio 2022

CABRERA, Blas; JAÉN, Marta Jiménez. Quem são e que fazem os docentes? Sobre o “conhecimento” sociológico do professorado. Teoria & Educação, Porto alegre, n. 4, 1991. https://aprender3.unb.br/pluginfile.php/394055/mod_re source/content/1/Teoria_e_Educacao_Dossie_interpretando_o.pdf. Acesso em: 24/jan. 2023.

CARVALHO-FREITAS, Maria N. de.; TOLEDO, Isadora D.; NEPOMUCENO, Maristela. F.; SUZANO, J. de C. C.; ALMEIDA, L. A. D. Socialização Organizacional de Pessoas com Deficiência. RAE-Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 50, n. 3, jul./set. p. 264-275, 2010. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902010000300003. Acesso em: 27 ago. 2020.

CRUZ, Shirleide. P. S. Professor polivalente: profissionalidade docente em análise. Curitiba: Appris Editora, 2017.

CRUZ, Shirleide. P. S. Sobre a profissionalidade docente: dimensões de análise. In: SILVA; Kátia A. Curado; CRUZ, Shirleide Pereira da Silva (org.). Profissionalidade docente na educação profissional. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília, 2020.

CRUZ, Shirleide. P. S; VITAL, Tainara R. A construção da profissionalidade docente para a educação profissional: análise de concursos públicos para docentes. HOLOS, [s. l.], v. 2, p. 37-46, mar. 2014. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1999. Acesso em: 08 mar. 2022.

DUBAR, Claude. A construção de si pela atividade de trabalho: a socialização profissional. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n.146, p.351-367, maio/ago. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/zrnhPNJ4DzKqd3Y3nq7mKKH#. Acesso em: 27 ago. 2023.

MARCELO GARCIA, C. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, Belo horizonte, v. 3, n. 3, p. 11-49, 2010.

Disponível em: www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/17. Acesso em: 25 out. 2020.

MONTEIRO, Augustin Reis. Profissão docente: profissionalidade e autorregulação. São Paulo: Cortez, 2015.

MORORÓ, Leila. P.; PEREIRA, Cláudio W.; OLIVEIRA, Anely S. A docência na educação profissional: da formação postergada a uma prática pedagógica “polivalente”. Práxis Educacional, [S. l.], v. 14, n. 30, p. 24-44, 2018. DOI: 10.22481/práxis. v14i30.4359. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4359. Acesso em: 24 fev. 2022.

NOVA, Antônio. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002

RAMALHO, Betânia L.; NUÑES, Isauro B.; GAUTHIER, C. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2004.

SANTOS, Marcos Henrique A. dos; DE SORDI, Maria Regina L. Docência universitária: um olhar sobre a constituição da profissionalidade docente de professores iniciantes. Revista Diálogo Educacional, [s. l.], v. 20, n. 65, 2020. DOI: 10.7213/1981-416X.20.065.DS18. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/26423. Acesso em: 19 mar. 2024.

SORDI, Maria Regina L. Docência no ensino superior: interpelando os sentidos e desafios dos espaços institucionais de formação. Educar em Revista, Curitiba, v. 35, n. 75, p. 135-154. maio/jun. 2019. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67031. Acesso em: 12 abr. 2025.

Downloads

Publicado

28-04-2025

Como Citar

PEREIRA, Cláudio Wilson dos Santos; CRUZ, Shirleide Pereira da Silva. A profissionalização docente do professor ingressante na carreira EBTT: a construção de uma profissionalidade postergada. Revista Linhas, Florianópolis, v. 26, n. 60, p. 105–131, 2025. DOI: 10.5965/1984723826602025105. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/27191. Acesso em: 18 maio. 2025.