A DINÂMICA INTERNA DE UM COLÉGIO BRASILEIRO DE ELITE, A PARTIR DAS MEMÓRIAS DE PEDRO NAVA <em> THE INTERNAL DYNAMICS OF A BRAZILIAN ELITE SCHOOL BASED ON THE MEMOIRS OF PEDRO NAVA </em>
Resumo
Este artigo tem como escopo desvelar aspectos relevantes do mundo escolar brasileiro do início do século XX, por meio da análise dos volumes de memórias Baú de Ossos, Balão cativo e Chão de ferro, do autor Pedro Nava, bem como compreender, pela análise de obra literária, as relações sociais presentes no cotidiano escolar e entender o contexto escolar como meio de formação humana. Para compreender como era a escola nas obras em estudo, partiu-se dos seguintes pressupostos: o escritor é conduzido a agir como mediador das estruturas sociais que chegam à objetivação por meio do trabalho literário e a análise de uma obra permite tirar proveito das propriedades do discurso literário para introduzir, simultaneamente, uma socioanálise da literatura e do mundo social, no caso, o mundo escolar. A metodologia, de cunho qualitativo, caracterizou-se como pesquisa bibliográfica, com análise documental e com fontes testemunhais. Procurar compreender a dinâmica interna de um colégio brasileiro de elite, durante a primeira década do século XX, por meio da análise de uma obra literária é relevante em razão do caráter exemplar das obras em questão.Downloads
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