EM PRETO E BRANCO: memórias de escolarização de alunos da comunidade remanescente de quilombo Aldeia de Garopaba <em> IN BLACK AND WHITE: memoirs of educating students from a community of remaining members of a quilombo Aldeia in Garopaba </em>

Autores

  • Francine Adelino Carvalho UDESC
  • Gisela Eggert Steindel Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

O tema desta pesquisa propõe um estudo acerca das experiências escolares das um grupo de afrodescendentes, provenientes da Comunidade Remanescente de Quilombo Aldeia em Garopaba, cidade do Sul de Santa Catarina, entre o período de 1960 e 1980. Esse projeto reflete a preocupação com a necessidade de dar voz às populações de origem africana - marcadas na História da Educação Brasileira por trajetórias escolares de invisibilidade - e compreender as relações entre afrodescendentes e brancos vivenciadas no âmbito escolar, a partir das tensões vivenciadas entre a comunidade “Aldeia” e a comunidade branca que a circunda. O objetivo principal do trabalho, assim, é observar que visão os alunos afrodescendentes têm da escola, o que esses alunos sentiram e que marcas a escolarização primária deixou em suas vidas. Para tanto, partiremos dos conceitos de estabelecidos e outsiders, cunhados por Norbert Elias e John Scotson em sua teoria da figuração social, para entender a dinâmica das tensões estabelecidas entre o grupo de Quilombolas da Aldeia e a comunidade branca e, assim, observar como as relações entre os dois grupos de deu no contexto da Escola Reunida Maria Corrêa Saad, única escola do bairro, de Ensino Primário, freqüentada pelos alunos afrodescendentes e brancos. Um dos principais instrumentos a ser adotado como enfoque metodológico na prática concreta de pesquisa será a utilização de entrevistas semiestruturadas com ex-alunos afrodescendentes; além disso, a pesquisa será realizada a partir da análise de documentos oficiais do período em estudo. Palavras-Chave: Escolarização. Afrodescendentes. Tensões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-21

Como Citar

ADELINO CARVALHO, Francine; STEINDEL, Gisela Eggert. EM PRETO E BRANCO: memórias de escolarização de alunos da comunidade remanescente de quilombo Aldeia de Garopaba <em> IN BLACK AND WHITE: memoirs of educating students from a community of remaining members of a quilombo Aldeia in Garopaba </em>. Revista Linhas, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 175–189, 2011. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2137. Acesso em: 29 mar. 2024.