Classe de aceleração e seus desdobramentos: um estudo em uma escola da rede pública municipal
Resumo
O presente artigo é resultado de uma pesquisa, finalizada em 2017, sobre Classes de aceleração. Tem como eixo central a implantação da Aceleração da Aprendizagem, como política educacional em âmbito nacional e seus desdobramentos em uma escola pública da rede municipal do ensino fundamental, no Oeste de Santa Catarina. A pesquisa realizada contou com observações, análise de documentos e entrevistas com professores e alunos da Classe de aceleração, ano de 2016. O artigo trata das principais ações educativas e mudanças que foram sendo realizadas desde a implantação desta classe na escola pesquisada e, particularmente, a realidade dos alunos, considerando como vivenciaram a experiência na classe e na escola. Finalizamos com uma reflexão sobre a política de Aceleração da Aprendizagem que separa os alunos em situação de discrepância idade-série, reforçando diferentes formas de preconceito e discriminação que, dissimuladamente, vão se perpetuando nos ambientes escolares. Entre os autores pesquisados, citamos Mainardes (2007); Poli (2003) e Bourdieu (1992, 2012).
Palavras-chave: Classe de Aceleração. Reprodução Escolar. Preconceito na Escola.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.