Classe de aceleração e seus desdobramentos: um estudo em uma escola da rede pública municipal

Autores

  • Claudiomiro da Silva
  • Nadir Zago

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa, finalizada em 2017, sobre Classes de aceleração. Tem como eixo central a implantação da Aceleração da Aprendizagem, como política educacional em âmbito nacional e seus desdobramentos em uma escola pública da rede municipal do ensino fundamental, no Oeste de Santa Catarina. A pesquisa realizada contou com observações, análise de documentos e entrevistas com professores e alunos da Classe de aceleração, ano de 2016. O artigo trata das principais ações educativas e mudanças que foram sendo realizadas desde a implantação desta classe na escola pesquisada e, particularmente, a realidade dos alunos, considerando como vivenciaram a experiência na classe e na escola. Finalizamos com uma reflexão sobre a política de Aceleração da Aprendizagem que separa os alunos em situação de discrepância idade-série, reforçando diferentes formas de preconceito e discriminação que, dissimuladamente, vão se perpetuando nos ambientes escolares. Entre os autores pesquisados, citamos Mainardes (2007); Poli (2003) e Bourdieu (1992, 2012).

Palavras-chave: Classe de Aceleração. Reprodução Escolar. Preconceito na Escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudiomiro da Silva

Mestre em Educação pela Universidade Comunitária de Chapecó – UNOCHAPECÓ. Professor licenciado em História da rede municipal de Educação de São Lourenço do Oeste – SC. claudiomiro07@hotmail.com Travessa Adão Janceski Filho, 1010. Centro, São Lourenço do Oeste - SC. CEP 89990-000. Tel. (49) 999156306 e 33441774.

Nadir Zago

Doutora em Educação. Professora aposentada da UFSC. Professora do Programa de pós-graduação em educação/Unochapecó. nadirzago@uol.com.br Av Prof. Othon Gama D’Eça 809 apto 904. CEP 88015-240. Florianópolis – SC

Tel: (48) 999804338 e (48) 3223-4794

Downloads

Publicado

2019-02-27

Como Citar

DA SILVA, Claudiomiro; ZAGO, Nadir. Classe de aceleração e seus desdobramentos: um estudo em uma escola da rede pública municipal. Revista Linhas, Florianópolis, v. 20, n. 42, p. 217–237, 2019. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820422019217. Acesso em: 22 dez. 2024.