Sobre o sentido político do ensino de música na educação escolar: das relações entre a arte e a realidade objetiva

Autores

  • Thiago Xavier de Abreu
  • Newton Duarte

Resumo

Este artigo tem por objetivo abordar fundamentos teóricos que subsidiem as discussões sobre as implicações políticas do ensino da música na educação escolar. Pretendemos demonstrar que o entendimento das especificidades estéticas da arte e da música como produções humanas é essencial para que se compreenda o sentido político da educação musical. Para tanto, partimos inicialmente da discussão empreendida por Dermeval Saviani sobre as relações entre a educação e a política, que nos esclarece o papel dos conteúdos escolares. Assim, para entender o caráter específico da música como um desses conteúdos, analisamos a arte e a música como reflexos da realidade objetiva, sob a fundamentação da epistemologia e da estética proveniente do materialismo histórico-dialético. Concluímos defendendo que o sentido político do ensino da música deve ser buscado, acima de tudo, nos elementos propriamente musicais e na forma como esses elementos proporcionam uma determinada concepção de mundo ao aluno. Daí, portanto, a necessidade da compreensão das especificidades da música e de sua relação com a realidade objetiva.

Palavras-chave: Educação Musical. Política. Estética Marxista. György Lukács. Pedagogia Histórico-Crítica.

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Publicado

2019-02-27

Como Citar

DE ABREU, Thiago Xavier; DUARTE, Newton. Sobre o sentido político do ensino de música na educação escolar: das relações entre a arte e a realidade objetiva. Revista Linhas, Florianópolis, v. 20, n. 42, p. 12–35, 2019. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820422019012. Acesso em: 13 nov. 2024.