Itinerários do Aluno Felte Bezerra entre Sergipe e Bahia na primeira metade do século XX
Resumo
Este texto tem como objetivo analisar os itinerários escolar e acadêmico de Felte Bezerra (1908-1990), um intelectual nascido em Sergipe, estado em que se concentrou a maior parte da sua vida e da sua vasta produção intelectual. Felte cursou o ensino secundário no Colégio Tobias Barreto em Sergipe e, logo depois, estudou Odontologia na Escola Anexa da Faculdade de Medicina na Bahia. Os registros das suas vivências estudantis foram vasculhados em diferentes arquivos privados e públicos, além das memórias registradas por ele em seus últimos anos de vida e entrevistas com familiares e ex-alunos. Os fundamentos teórico-metodológicos que embasam este estudo atendem aos conceitos de intelectual, itinerários e estruturas de sociabilidade compostas por redes e microclimas do autor francês Jean-François Sirinelli. Os seus percursos escolares desvelaram instituições educacionais, docentes, disciplinas e seus conteúdos, elementos cruciais para o entendimento da História da Educação Brasileira.
Palavras-chave: Bezerra, Felte, 1909-1990. Educação – Sergipe – História. Intelectuais – Sergipe.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.