O devir-criança, a Polaridade mulher-homem e a Cultura da Paz na formação de educadores/as no contexto da diversidade
Resumo
Na prática pedagógica, enfrentamos o desafio de resistir à padronização consumista das crianças e adolescentes no contexto do Capitalismo Mundial Integrado. Isso pede para assumirmos prioritariamente e com lucidez o devir-criança e o devir-mulher, teorizados por Deleuze e Guattari: o primeiro é referido à figura grega de Dionísio, filosoficamente elaborada por Nietzsche; o segundo, aos problemas levantados pela teoria queer, assim como, à questão das polaridades masculina e feminina, diferentemente pensadas em culturas tradicionais. De maneira mais radical, no contexto brasileiro e numa perspectiva descolonizadora, o autor se refere a pesquisas sociopoéticas detalhadas que mostram o que são o devir-negro(a) e o devir-índio(a) de educadores(as). A chave da sua formação é o devir-vacuidade, portal para a interculturalidade crítica e a transculturalidade. Na prática pedagógica, enfrentamos o desafio de resistir à padronização consumista das crianças e adolescentes no contexto do Capitalismo Mundial Integrado. Isso pede para assumirmos prioritariamente e com lucidez o devir-criança e o devir-mulher, teorizados por Deleuze e Guattari: o primeiro é referido à figura grega de Dionísio, filosoficamente elaborada por Nietzsche; o segundo, aos problemas levantados pela teoria queer, assim como, à questão das polaridades masculina e feminina, diferentemente pensadas em culturas tradicionais. De maneira mais radical, no contexto brasileiro e numa perspectiva descolonizadora, o autor se refere a pesquisas sociopoéticas detalhadas que mostram o que são o devir-negro(a) e o devir-índio(a) de educadores(as). A chave da sua formação é o devir-vacuidade, portal para a interculturalidade crítica e a transculturalidade.
Palavras-chave: Educação Inclusiva. Esquizoanálise. Sociopoética.
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