Produção de narrativas audiovisuais infantis nos anos iniciais: diálogos entre diversidade cultural, formação docente e encontro intergeracional
Resumo
O presente artigo é oriundo de uma pesquisa cujo objetivo foi o de promover o intercâmbio intercultural de narrativas audiovisuais infantis entre duas instituições de educação básica da região da grande Florianópolis. Foi desenvolvida entre os anos de 2014 e 2016, pelo Grupo de Pesquisa Observatório de Práticas Escolares (OPE), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Todo o processo da pesquisa desafiou os diferentes sujeitos a compartilharem experiências e aprendizados para além das relações adultos e crianças, ensinantes e aprendentes, tão comum no cotidiano escolar, de modo que conceitos como diversidade cultural, tecnologia, formação de professores, currículo e infância foram criativamente problematizados com o intuito de pautar as ações originais do projeto e atentar aos seus desdobramentos oriundos da complexidade de tais realidades escolares. Este artigo buscou privilegiar os dilemas relacionados a estas temáticas, tomadas como problematizadoras para a formação docente em todos os níveis. Dessa experiência, destacamos a necessidade de os/as professores/as desenvolverem uma escuta mais sensível à diversidade cultural infantil oportunizando protagonismos infantis em múltiplas linguagens. Também apontamos para importância de os cursos de formação de professores/as para a diversidade cultural proporcionarem experiências de pesquisa in loco, diante dos dilemas e tensionamentos perpetrados na contemporaneidade quanto aos papéis de adultos e crianças no contexto das tecnologias digitais.
Palavras-chave: Currículo. Professores-Formação. Tecnologia Educacional. Educação Multicultural.
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