Revisitar a formação de educadores/as de infância através da Revista Aprender (1987-2015)
Resumo
Neste artigo propomos discutir, de um modo geral, a Educação de Infância/ Educação Pré-Escolar portuguesa nos últimos trinta anos (idades compreendidas entre os 3 anos e a entrada no 1º ano de escolaridade) a partir de uma realidade institucional específica. A importância da Educação de Infância é cada vez mais salientada por vários autores (CARDONA, 1997; CASTANHEIRA, 2011; MARCHÃO, 2012). Neste sentido, quisemos compreender que tipo de pensamento pedagógico se foi produzindo sobre a Educação de Infância no âmbito da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre (Portugal) desde a década de 80 da centúria passada. Para o efeito, socorremo-nos de um periódico publicado pela instituição escolar – a revista APRENDER - entre 1987 e 2015 (último número publicado). Optamos por uma análise mista (qualitativa e quantitativa) e crítica que permitiu discutir e encontrar tendências relacionadas com este campo de saberes direcionado para as crianças mais novas. Defendemos que, apesar de esta revista ter sido publicada numa instituição formadora de educadores e professores, não se verifica quantitativamente uma relação de importância direta com a produção do pensamento ali publicado. Por outro lado, o conjunto de ideias que circularam corresponde ao pensamento pedagógico produzido em Portugal com influências diversas, nomeadamente do Estado.
Palavras-chave: Educação de Infância. Imprensa de Educação e Ensino. Professores de Educação Pré-Escolar. Formação. Educação de Crianças – Portugal.
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