O conceito de campo de Pierre Bourdieu: possibilidade de análise para pesquisas em história da educação brasileira

Autores

  • Elaine Aparecida Teixeira Pereira UFSC USJ

Resumo

O trabalho é parte integrante dos estudos e das sistematizações teóricas que embasaram a produção da pesquisa de Mestrado desenvolvida pela autora, a qual está circunscrita no campo da Educação, em especial, da História da Educação. O frequente emprego do conceito de campo nas pesquisas educacionais brasileiras demonstra o quanto Pierre Bourdieu tem influenciado a produção acadêmica na educação, no entanto, tal uso nem sempre tem sido feito de forma a situar devidamente tal conceito num contexto mais amplo das produções de seu autor. Assim, este trabalho teve como objetivo lançar luz sobre o conceito de campo de Bourdieu, ao mesmo tempo em que pretende discuti-lo de forma contextualizada. Para tanto, além do conceito de campo, sua definição e suas propriedades, são abordados também outros conceitos do mesmo autor, tais como habitus e capital, os quais estão intimamente ligados àquele primeiro. O foco no campo intelectual como um dos campos de produção cultural se deve às possibilidades que as formulações de Bourdieu trazem à compreensão dos discursos dos intelectuais, do lugar de onde falam, de suas formulações, escolhas e recusas. Tais análises tornaram-se importantes para a pesquisa em questão, que trabalhou com discursos intelectuais como fontes com a finalidade de perceber projetos de educação e de formação de professores para o meio rural presentes no contexto brasileiro e catarinense de meados do século XX.

Palavras-chave: Campo; Campo intelectual; BOURDIEU, Pierre, 1930-2002; História da Educação Brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Aparecida Teixeira Pereira, UFSC USJ

Pedagoga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Educação pela linha de pesquisa Sociologia e História da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade. Professora no Centro Universitário Municipal de São José e Coordenadora Pedagógica na Escola dos Sonhos, da rede particular de ensino de Florianópolis. Integrante do Grupo de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina (UFSC/CNPq) e do Programa de Pesquisa Moderno, Modernidade, Modernização: a educação nos projetos de Brasil (séc. XIX e XX), com sede na FAe/UFMG.

Downloads

Publicado

2015-11-05

Como Citar

PEREIRA, Elaine Aparecida Teixeira. O conceito de campo de Pierre Bourdieu: possibilidade de análise para pesquisas em história da educação brasileira. Revista Linhas, Florianópolis, v. 16, n. 32, p. 337–356, 2015. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816322015337. Acesso em: 29 mar. 2024.