Formação profissional e mercado de trabalho: entre expectativas e realidade!

Autores

  • Annie Gomes Redig
  • Amanda Carlou Andrade Santos

Resumo

O presente artigo pretende discutir sobre a problemática do ensino profissional para pessoas com deficiência e/ou necessidades específicas e a sua inserção no mercado de trabalho. Essa análise será apresentada através de um recorte de duas pesquisas que tiveram como objetivo compreender o papel da formação profissional para a inclusão educacional e social desses indivíduos. A primeira contempla a narrativa dos gestores (diretores e coordenadores) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e seus respectivos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNEs). A segunda pesquisa aborda o tema da customização de atividades laborais para alunos com deficiência intelectual matriculados em cursos de Formação Inicial e Continuada de uma escola especial da rede pública do estado do Rio de Janeiro. A partir dos resultados das duas pesquisas, observa-se que há uma dicotomia entre as políticas brasileiras existentes e a prática. Portanto, é importante ressaltar a necessidade da ressignificação das instituições que se dedicam à oferta de cursos profissionalizantes, não apenas os que se destinam somente às pessoas com deficiência, mas também, a todos os indivíduos para uma melhor preparação para o mercado de trabalho. Contudo, aquelas que possuem alunos com deficiência, precisam se atentar ainda mais para adaptações dos cursos profissionalizantes e a necessidade de uma parceria com as empresas, a fim de alcançar a real inserção no mercado de trabalho.

Palavras-chave: Deficientes – emprego; Deficientes – formação profissional; Educação especial. 

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Publicado

2015-07-31

Como Citar

REDIG, Annie Gomes; SANTOS, Amanda Carlou Andrade. Formação profissional e mercado de trabalho: entre expectativas e realidade!. Revista Linhas, Florianópolis, v. 16, n. 31, p. 26–60, 2015. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015026. Acesso em: 22 dez. 2024.