O currículo vivido por alunos com deficiência na Universidade Federal do Pará: implicações para a educação inclusiva no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723815292014438Resumo
Este artigo objetivou conhecer e analisar a perspectiva dos alunos com deficiência regularmente matriculados na Universidade Federal do Pará (UFPA) sobre o currículo vivido em seus cursos de graduação. Para tanto, buscamos conhecer essas vivências curriculares, pensando quais influências essas experiências podem exercer sobre a permanência e a conclusão dos cursos de graduação por esses alunos. A metodologia ancorou-se no paradigma qualitativo de pesquisa, seguindo a perspectiva materialista-histórica e dialética. Contou com uma revisão bibliográfica e com uma pesquisa de campo, por meio da aplicação de uma entrevista estruturada a cinco alunos com deficiência regularmente matriculados na UFPA. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de Análise do Conteúdo. Os resultados apontaram questões concernentes a entraves na vivência dos currículos de seus respectivos cursos de graduação devido à falta de apoio pedagógico e de recursos tecnológicos suficientes, bem como devido à falta de planejamento quanto aos elementos do processo de ensino e aprendizagem como avaliação, metodologias e recursos didáticos. Consideramos que conhecer essas vivências nos permitiu perceber lacunas e necessidades que devemos atentar para a materialização de práticas inclusivas no ensino superior.
Palavras-chave: Currículos; Ensino Superior-Pará; Estudantes com deficiência; Universidade Federal do Pará.
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