A responsabilização docente no âmbito da pedagogia das competências e habilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723822492021264

Resumo

O artigo em questão tem como propósito compreender como as políticas públicas nacionais no campo da Educação têm defendido a eficiência dos sistemas de ensino de Educação Básica por meio das avaliações escolares em larga escala, e identificar de que forma os/as docentes são tomados/as como ‘agentes’ de mudança nas instituições de ensino, num contexto histórico marcado pela ênfase na accountability. Além disso, investiga-se aqui em que medida o trabalho docente no Brasil está sendo disputado e moldado pelos organismos multilaterais (OM), contando com setores estratégicos dos aparelhos privados de hegemonia, como é o caso das mídias burguesas tradicionais. As questões aqui problematizadas encontram-se em uma conjuntura histórica marcada pelas disputas no campo curricular da Educação Básica, em que se inserem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as formulações pedagógicas hegemônicas, com destaque para a pedagogia das competências e habilidades.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéferson Silveira Dantas, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Historiador e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor no Departamento de Estudos Especializados em Educação do Centro de Ciências da Educação da UFSC.

Marcos Edgar Bassi, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA -UFSC

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSC. Tem desenvolvido pesquisa nos temas da política educacional e do financiamento da educação. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (IMES). Mestrado e Doutorado realizados no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Estágio Pós-Doutoral realizado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP)

Downloads

Publicado

2021-07-21

Como Citar

DANTAS, Jéferson Silveira; BASSI, Marcos Edgar. A responsabilização docente no âmbito da pedagogia das competências e habilidades. Revista Linhas, Florianópolis, v. 22, n. 49, p. 264–288, 2021. DOI: 10.5965/1984723822492021264. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/18698. Acesso em: 28 mar. 2024.