Os desafios e as possibilidades curriculares do curso de Design-Moda da Universidade Federal do Ceará, frente à Covid-19

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630612022e0123

Parole chiave:

Moda, Educação, Ensino, Pandemia

Abstract

O currículo do curso de Design-Moda da Universidade Federal do Ceará (UFC) é objeto de constantes reflexões, tanto por parte do seu Colegiado, quanto do Núcleo Docente Estruturante (NDE), que considera o aluno, o professor, a instituição, o mercado, o cenário sociopolítico e as instâncias reguladoras do país. Se pensar o currículo em suas múltiplas dimensões já é um desafio por natureza, ampliam-se as dificuldades quando essa reflexão é exigida de modo urgente, frente a uma pandemia que nos afeta em todas as dimensões. O presente artigo tem o objetivo de apresentar os desafios e as possibilidades curriculares do curso de Design - Moda da UFC frente a Covid 19. Metodologicamente, esta é uma pesquisa-ação que se iniciou com a revisão bibliográfica em torno de categorias como currículo e educação superior e foi tomando corpo com os resultados obtidos em pesquisas de campo junto aos corpos docente e discente. Os dados obtidos nortearam as propostas de ações que pareceram mais adequadas ao contexto da pandemia.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Emanuelle Kelly Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Estilismo e Moda pela Universidade Federal do Ceará, durante a graduação foi monitora das disciplinas de Pesquisa de Moda I e II e Tópicos Especiais em Corpo e Moda; bolsista de extensão pelo Programa Bolsa-Arte do Instituto de Cultura e Arte - ICA/UFC. Tem mestrado em Sociologia pelo PPGS-UFC e atualmente é doutoranda em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação da UFC (FACED), desenvolvendo pesquisas nas áreas de: educação, moda e cultura. Professora efetiva do Curso de Design-Moda da Universidade Federal do Ceará, assistente nível I (20h)e co-tutora do Programa de Educação Tutorial - PETModa. Desenvolve estudos e ministra disciplinas nas áreas de Introdução ao Design, Pesquisa de Moda, História da Arte e História da Indumentária. Metodologia Projetual e Desenho de Moda.

Cintya Tavares Marques de Queiroz, www.ufc.br

 Possui Graduação em Estilismo e Moda pela Universidade Federal do Ceará (1998), Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza (2000), Mestrado em Design e Marketing pela Universidade do Minho (2004), e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2014). É Professora Adjunto IV do curso de Design de Moda, do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará, estando, atualmente, assumindo a Coordenação do Curso. Ministra disciplinas nas áreas de Moda, Marketing, Consumo, Comunicação e Pesquisa. É uma das Coordenadoras dos Projetos de Extensão Bolsa Arte Moda; e Amor Salva. É pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa NAÏF - Núcleo de Estudos em Arte, Inovação, Moda e Design. Ocupa o cargo de presidente do evento científico Colóquio de Moda, bem como faz parte do seu Comitê Científico e da Diretoria da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda - Abepem. É membro do Conselho Editorial da ENSINARMODE - Revista de Ensino em Artes, Moda e Design.

Francisca Raimunda Nogueira Mendes , www.ufc.br

Graduada em História pela Faculdade de Filosofia D.Aureliano Matos-FAFIDAM/UECE (2000). Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós Graduaçao em Sociologia da Universidade Federal do Ceará/UFC (Agosto/2004), onde também concluiu o Doutorado em 2009. Tem experiência no ensino de Antropologia, tendo atuado como professora substituta na UFC (2003-2005). Realizou pesquisas sobre o artesanato cearense. Membro do Laboratório de Estudos da Oralidade-LEO (UFC). Professora do Curso de Design-Moda da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde desenvolve pesquisas sobre a moda cearense e orienta trabalhos na área de história da moda, da indumentária e consumo, entre outros. Atualmente, também é tutora do Programa PET Moda UFC.

Riferimenti bibliografici

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIROUX, Henry e SIMON, Roger. Cultura Popular e Pedagogia Crítica: a vida cotidiana como base para o conhecimento curricular. IN: MOREIRA, Antonio Flávio e SILVA, Tomaz Tadeu (orgs). Currículo, cultura e sociedade. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

GÓMEZ, A. P. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÒVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. 3. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1997.

SACRISTÁN, Gimeno. Currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Pubblicato

2022-02-01

Come citare

SILVA, Emanuelle Kelly Ribeiro da; QUEIROZ, Cintya Tavares Marques de; MENDES , Francisca Raimunda Nogueira. Os desafios e as possibilidades curriculares do curso de Design-Moda da Universidade Federal do Ceará, frente à Covid-19. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 6, n. 1, p. 1–20, 2022. DOI: 10.5965/25944630612022e0123. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/20123. Acesso em: 21 dic. 2024.