Los desafíos y posibilidades curriculares del curso de deseño de moda en la Universidad Federal de Ceará, fentre al Covid-19

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630612022e0123

Palabras clave:

Curriculum, Metodologías de Enseñanza, Diseño-Moda, Covid-19

Resumen

El curriculum de la carrera de Diseño-Moda de la Universidad Federal de Ceará (UFC) es objeto de  constante reflexión, tanto por parte de su Colegiado  como del Núcleo Estructurante de Enseñanza (NDE),  que considera al alumno, al docente, a la institución,  al mercado, el escenario sociopolítico y los  organismos reguladores del país. Si pensar el  curriculum en sus múltiples dimensiones ya es un  desafío por naturaleza, las dificultades aumentan  cuando se demanda con urgencia esta reflexión, ante una pandemia que nos afecta en todas las  dimensiones. Este artículo tiene como objetivo  presentar los desafíos y posibilidades curriculares del curso Diseño - Moda de la UFC frente al Covid 19. Metodológicamente, se trata de una investigación  acción que se inició con una revisión bibliográfica en  torno a categorías como curriculum y educación  superior y se concretó con los resultados obtenidos  en la investigación de campo con la facultad y los  estudiantes. Los datos obtenidos orientaron las  propuestas de acciones que parecían más adecuadas al contexto de la pandemia. 

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Biografía del autor/a

Emanuelle Kelly Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Estilismo e Moda pela Universidade Federal do Ceará, durante a graduação foi monitora das disciplinas de Pesquisa de Moda I e II e Tópicos Especiais em Corpo e Moda; bolsista de extensão pelo Programa Bolsa-Arte do Instituto de Cultura e Arte - ICA/UFC. Tem mestrado em Sociologia pelo PPGS-UFC e atualmente é doutoranda em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação da UFC (FACED), desenvolvendo pesquisas nas áreas de: educação, moda e cultura. Professora efetiva do Curso de Design-Moda da Universidade Federal do Ceará, assistente nível I (20h)e co-tutora do Programa de Educação Tutorial - PETModa. Desenvolve estudos e ministra disciplinas nas áreas de Introdução ao Design, Pesquisa de Moda, História da Arte e História da Indumentária. Metodologia Projetual e Desenho de Moda.

Cintya Tavares Marques de Queiroz, www.ufc.br

 Possui Graduação em Estilismo e Moda pela Universidade Federal do Ceará (1998), Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza (2000), Mestrado em Design e Marketing pela Universidade do Minho (2004), e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2014). É Professora Adjunto IV do curso de Design de Moda, do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará, estando, atualmente, assumindo a Coordenação do Curso. Ministra disciplinas nas áreas de Moda, Marketing, Consumo, Comunicação e Pesquisa. É uma das Coordenadoras dos Projetos de Extensão Bolsa Arte Moda; e Amor Salva. É pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa NAÏF - Núcleo de Estudos em Arte, Inovação, Moda e Design. Ocupa o cargo de presidente do evento científico Colóquio de Moda, bem como faz parte do seu Comitê Científico e da Diretoria da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda - Abepem. É membro do Conselho Editorial da ENSINARMODE - Revista de Ensino em Artes, Moda e Design.

Francisca Raimunda Nogueira Mendes , www.ufc.br

Graduada em História pela Faculdade de Filosofia D.Aureliano Matos-FAFIDAM/UECE (2000). Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós Graduaçao em Sociologia da Universidade Federal do Ceará/UFC (Agosto/2004), onde também concluiu o Doutorado em 2009. Tem experiência no ensino de Antropologia, tendo atuado como professora substituta na UFC (2003-2005). Realizou pesquisas sobre o artesanato cearense. Membro do Laboratório de Estudos da Oralidade-LEO (UFC). Professora do Curso de Design-Moda da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde desenvolve pesquisas sobre a moda cearense e orienta trabalhos na área de história da moda, da indumentária e consumo, entre outros. Atualmente, também é tutora do Programa PET Moda UFC.

Citas

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SACRISTÁN, Gimeno. Currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Publicado

2022-02-01

Cómo citar

SILVA, Emanuelle Kelly Ribeiro da; QUEIROZ, Cintya Tavares Marques de; MENDES , Francisca Raimunda Nogueira. Los desafíos y posibilidades curriculares del curso de deseño de moda en la Universidad Federal de Ceará, fentre al Covid-19. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 6, n. 1, p. 1–20, 2022. DOI: 10.5965/25944630612022e0123. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/20123. Acesso em: 17 jul. 2024.