Fontes para o estudo da Joalheria do Século XIX: As Exposições Universais
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630332019054Abstract
Este artigo busca identificar as contribuições das Exposições Universais para a disseminação de padrões na joalheria da segunda metade do século XIX, posto que tais eventos foram palco para demonstrações dos ideais de progresso e avanços tecnológicos vigentes no século XIX, além de terem sido o espelho dos valores e gostos da elite da Europa oitocentista. Analisaremos, sob a perspectiva da Cultura Material, considerando a produção, circulação e usos dos objetos, documentos textuais e visuais das Exposições Universais realizadas em Londres em 1851 e 1862, bem como da Exposição de Paris de 1889. A partir dos relatórios do júri buscaremos identificar quais foram os critérios utilizados para a escolha das joias premiadas em cada Exposição, bem como quem eram os principais joalheiros expositores e suas características. A partir dos catálogos e jornais ilustrados das Exposições buscaremos compreender a visualidade das joias, formas e materiais. Ao utilizarmos as Exposições Universais como fonte para o estudo da joalheria, pretendemos contribuir para uma aproximação interdisciplinar do estudo da história da moda.
Downloads
Riferimenti bibliografici
GERE, Charlotte; RUDOE, Judy. Jewellery at the 1862 Exhibition. In: The Journal of the Decorative Arts Society 1850 – the Present, N.38, Almost Forgotten: The International Exhibition of 1862 (2014), pp. 82-105.
JULIEN, Marie-Pierre. RUSSELIN, Céline. La culture matérielle. Éditions La Découverte, Paris, França. 2005.
MALLARMÉ, Stéphane. La Dernière mode: gazette du monde e de la famille. Paris, Editions Ramsy, 1874. Tradução de Izabel Haddad. In: Revista Dobras, v.9. n.20(2016). Disponível em https://dobras.emnuvens.com.br.
MENESES, Ulpiano Bezerra de. Memória e Cultura Material: documentos pessoais no espaço público. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, V.11, nº21, p.89-104, 1998.
ORY, Pascal. Les Expositions universelles, de 1851 à 2010: les huit fonctions de la modernité. In: MEI, Duanmu; TERTRAIS, Hugues (orgs.). Temps Croisés I. Paris: Maison des Sciences de l’homme, 2010. p.225-233. Tradução livre de Heloisa Barbuy para fins de ensino.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. Exposições Universais: espetáculos da modernidade do século XIX. São Paulo: Hucitec, 1997.
SCHLERETH, Thomas J. Material Culture – A Research Guide. University Press of Kansas, EUA, 1985.
SCHROEDER-GUDEHUS, Brigitte; RASMUSSSEN, Anne. Les fastes du progrès: le guide des Expositions universelles, 1851-1992. Paris: Flammarion, 1992.
SOUZA, Gonçalo de Vasconcelos e. Percursos da joalheria em Portugal: século XVIII a XX. 2010.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
- Gli autori conservano i diritti d'autore e concedono alla rivista il diritto della prima pubblicazione, con l'opera simultaneamente licenziata sotto la Licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale, la quale permette:
1. Condividere — copiare e ridistribuire il materiale su qualsiasi supporto o in qualsiasi formato, per qualsiasi fine, anche commerciale.
2. Adattare — remixare, trasformare e creare a partire dal materiale per qualsiasi fine, anche commerciale. Il licenziante non può revocare questi diritti finché vengono rispettati i termini della licenza.
In accordo con le seguenti condizioni:
1. Attribuzione — È necessario attribuire la paternità dell'opera in maniera appropriata, fornire un link alla licenza e indicare se sono state effettuate delle modifiche. Questo deve essere fatto in qualsiasi circostanza ragionevole, ma non in modo tale che suggerisca che il licenziante avalli l'utilizzatore o il suo utilizzo.2. Nessuna restrizione aggiuntiva — Non è possibile applicare termini legali o misure tecnologiche che limitino legalmente altri dallo fare qualsiasi cosa la licenza permetta.
-
Il plagio, in tutte le sue forme, costituisce un comportamento editoriale eticamente scorretto ed è inaccettabile. Questa rivista utilizza il software di controllo della similarità iThenticate.

