Metodologias transdisciplinares para a sustentabilidade cultural no Design de Moda
DOI :
https://doi.org/10.5965.25944630932025e7510%20Mots-clés :
design de moda, transdiciplinaridade, metodologias de ensino, sustentabilidade cultural, artesanato têxtilRésumé
Este artigo propõem uma reflexão teórica-metodológica sobre o papel da transdisciplinaridade no ensino do design de moda, com foco na valorização das práticas artesanais, nas relações entre designer e artesão e na sustentabilidade cultural no design de moda através da construção de práticas educativas culturalmente sensíveis, ou seja, práticas que reconhecem, respeitam e incorporam os contextos socioculturais dos sujeitos envolvidos. Partindo da distinção entre abordagens multidisciplinaridades e transdisciplinaridades, o estudo adota uma metodologia qualitativa e crítica para analisar quatro abordagens metodológicas de ensino: design participativo, storytelling cultural, aprendizagem baseada em projetos e aprendizagem sistêmica, organizadas em três eixos estruturantes: metodológico, estratégico e de validação. A sistematização dessas abordagens, apresentada por meio de um quadro analítico composto por ferramentas de design, formas de aplicação prática e resultados esperados, favorece a integração entre teoria, prática e artesanato. Essa articulação contribui para a formação de designers socialmente engajados e comprometidos com o desenvolvimento da sustentabilidade cultural como resposta às complexidades enfrentadas pelo setor da moda. Conclui-se que as abordagens transdisciplinares, ao reposicionarem o ensino do design de moda, favorecem processos de inovação social e sustentabilidade cultura, oferecendo fundamentos para uma educação em design transformadora e enraizada em práticas culturais éticas e identitárias.
Téléchargements
Références
BERTOLA, P. Reshaping Fashion Education for the 21st Century World. Soft Landing: Cumulus Think Tank Publication, n. 3, p. 7–15, 2018.
BRITISH COUNCIL. Crafting Futures resources. Disponível em: <https://arts.britishcouncil.org/resources/crafting-futures-resources>. Acesso em: 23 jun. 2025.
BROWN, S.; VACCA, F. Cultural sustainability in fashion: reflections on craft and sustainable development models. Sustainability: Science, Practice and Policy, v. 18, n. 1, p. 590–600, 9 dez. 2022.
BRYAN-WILSON, J. Fray: Art and Textile Politics. Chicago: University of Chicago Press, 2017.
CATARINA MINA. Catarina Mina: partilhando resultados. Disponível em: <https://www.catarinamina.com/p/transparencia>. Acesso em: 23 jun. 2025.
COMISSÃO NACIONAL DA UNESCO. Património Cultural Imaterial em Portugal. Disponível em: <https://unescoportugal.mne.gov.pt/pt/temas/proteger-o-nosso-patrimonio-e-promover-a-criatividade/patrimonio-cultural-imaterial-em-portugal>. Acesso em: 23 jun. 2025.
CORBETT, S. How to be a craftivist: the art of gentle protest. Paperback edition ed. London: Unbound, 2019.
DAVIS, M.; DE BARI, J.; MASCHI, S. Credentialling: Educational Pathways in Design. She Ji: The Journal of Design, Economics, and Innovation, v. 9, n. 2, p. 117–134, 2023.
DAVIS, M.; DUBBERLY, H. Rethinking Design Education. She Ji: The Journal of Design, Economics, and Innovation, v. 9, n. 2, p. 97–116, 2023.
EDGE. The Missing Foundation: Culture’s place within and beyond the SDGs. Disponível em: <https://www.britishcouncil.org/research-insight/missing-foundation-report>. Acesso em: 23 jun. 2025.
FLETCHER, K.; GRASE, L. Moda & sustentabilidade: design para mudanças. [s.l.] Editora Senac São Paulo, 2021.
GOV.BR. Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). Disponível em: <https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/artesanato>. Acesso em: 23 jun. 2025.
GREER, B. Craftivism: The Art of Craft and Activism. New York: Arsenal Pulp Press, 2014.
HALL, E. A Green Manifesto for Art, Craft and Design Education. International Journal of Art & Design Education, v. 42, n. 4, p. 611–621, nov. 2023.
HU, J.; HUR, E.; THOMAS, B. Value-creating practices and barriers for collaboration between designers and artisans: a systematic literature review. International Journal of Fashion Design, Technology and Education, v. 17, n. 1, p. 25–36, 2 jan. 2024.
IONICĂ, P. Traditional Crafts. What About? Culture. Society. Economy. Politics, v. 2, n. 1, p. 51–59, 1 jun. 2022.
KOVÁCS, M. A dimensão cultural do desenvolvimento: rumo à integração do conceito nas estratégias de desenvolvimento sustentável. Revista Observatório Itaú Cultural: cultura e desenvolvimento, n. 27, 2020.
MANZINI, E. Design para a inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-Papers, 2008.
MARINUCCI, S.; et al. Voces de la Artesanía: diálogos para práticas sustentables. British Council Argentina ed. Argentina, Bangladesh, Bután, India, Pakistán, Sri Lanka: [s.n.].
MARTIN, B. Universal methods of design: 100 ways to research complex problems, develop innovative ideas, and design effective solutions. Beverly, MA: Rockport Publishers, 2012.
MARTINS, G. D’OLIVEIRA. Património Cultural: Realidade Viva. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2020.
MATOS, J. F. et al. Teaching and Learning Research Methodologies in Education: A Systematic Literature Review. Education Sciences, v. 13, n. 2, p. 173, 7 fev. 2023.
MEYER, M. W.; NORMAN, D. Changing Design Education for the 21st Century. She Ji: The Journal of Design, Economics, and Innovation, v. 6, n. 1, p. 13–49, 2020.
MINISTÉRIO DO TURISMO, GOV. BR. Conheça os 5 patrimônios culturais imateriais da humanidade no Brasil. Disponível em: <https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/conheca-os-05-patrimonios-imateriais-da-humanidade-no-brasil>. Acesso em: 23 jun. 2025.
MORIN, E.; DE ASSIS, C. E. Educação e complexidade os sete saberes e outros. São Paulo: Cortez Editora, 2007.
MURZYN-KUPISZ, M.; HOŁUJ, D. Fashion Design Education and Sustainability: Towards an Equilibrium between Craftsmanship and Artistic and Business Skills? Education Sciences, v. 11, n. 9, p. 531, 10 set. 2021.
NOEL, L.-A. et al. Pluriversal Futures for Design Education. She Ji: The Journal of Design, Economics, and Innovation, v. 9, n. 2, p. 179–196, 2023.
PROGRAMA SABER FAZER. Programa Nacional Saber Fazer Portugal. Disponível em: <https://programasaberfazer.gov.pt>. Acesso em: 26 jun. 2025.
SANCHES, M. C. DE F. Moda e projeto: estratégias metodológicas em design. 1. ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.
SARK, K. Creativity, craft, gender and fashion. Clothing Cultures, v. 10, n. 2, p. 99–115, 1 dez. 2023.
SCHULZ, F. E.; CUNHA, J. Edgar Morin’s Vision and the Fashion Design Education. Part II—“Human Understanding: Understanding Each Other” as an Approach to Cultural Sustainability. Em: RAPOSO, D.; NEVES, J.; SILVA, R. (Eds.). . Perspectives on Design III. Cham: Springer Nature Switzerland, 2024. v. 34p. 257–274.
SCHULZ, F. E.; FREIRE, L. H.; DA CUNHA, J. L. F. L. The 7 Complex Lessons from Edgar Morin Applied in Fashion Design Education for Sustainability. Em: RAPOSO, D. et al. (Eds.). . Advances in Design, Music and Arts II. Cham: Springer International Publishing, 2023. v. 25p. 193–208.
UNESCO. MONDIACULT 2025. Disponível em: <https://www.unesco.org/en/mondiacult?hub=171169>. Acesso em: 23 jun. 2025.
UNITED NATIONS. The 17 Goals. Disponível em: <https://sdgs.un.org/goals>. Acesso em: 26 jun. 2025.
VACCA, F.; BERTOLA, P.; COLOMBI, C. Designing Culture-intensive Artefacts. How the Design Process Interprets Craft Reiteration to Build Future Diversities. Strategic Design Research Journal, v. 15, n. 3, p. 350–360, 16 out. 2023.
WUBS, B. et al. RE-FRAME FASHION Report Innovoation in Fashion Education ERASMUS+ KA2 Strategic Partnerships. [s.l.] University Rotterdam: Rotterdam, The Netherlands; Université Paris-Dauphine: Paris, France; Gda´nsk University of Technology: Gdansk, Poland, 2020. Disponível em: <https://repub.eur.nl/pub/135348/Re-Frame_Fashion_Final-New.pdf>. Acesso em: 23 jun. 2025.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Fernanda Enéia Schulz, Joana Cunha 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
Conformément aux conditions suivantes:
1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence. - Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.
Données de Fonds
-
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Numéros de subventions 2023.04439.BD