Metodologias transdisciplinares para a sustentabilidade cultural no Design de Moda

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965.25944630932025e7510%20

Mots-clés :

design de moda, transdiciplinaridade, metodologias de ensino, sustentabilidade cultural, artesanato têxtil

Résumé

Este artigo propõem uma reflexão teórica-metodológica sobre o papel da transdisciplinaridade no ensino do design de moda, com foco na valorização das práticas artesanais, nas relações entre designer e artesão e na sustentabilidade cultural no design de moda através da construção de práticas educativas culturalmente sensíveis, ou seja, práticas que reconhecem, respeitam e incorporam os contextos socioculturais dos sujeitos envolvidos. Partindo da distinção entre abordagens multidisciplinaridades e transdisciplinaridades, o estudo adota uma metodologia qualitativa e crítica para analisar quatro abordagens metodológicas de ensino: design participativo, storytelling cultural, aprendizagem baseada em projetos e aprendizagem sistêmica, organizadas em três eixos estruturantes: metodológico, estratégico e de validação. A sistematização dessas abordagens, apresentada por meio de um quadro analítico composto por ferramentas de design, formas de aplicação prática e resultados esperados, favorece a integração entre teoria, prática e artesanato. Essa articulação contribui para a formação de designers socialmente engajados e comprometidos com o desenvolvimento da sustentabilidade cultural como resposta às complexidades enfrentadas pelo setor da moda. Conclui-se que as abordagens transdisciplinares, ao reposicionarem o ensino do design de moda, favorecem processos de inovação social e sustentabilidade cultura, oferecendo fundamentos para uma educação em design transformadora e enraizada em práticas culturais éticas e identitárias.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Fernanda Enéia Schulz, University of Minho

Doutoranda em Design de Moda na Universidade do Minho–UBI, com bolsa financiada pela FCT (2023.04439.BD), e investigadora no Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil (2C2T), Universidade do Minho. Anteriormente, foi bolseira de investigação no Projeto Be@t (2023) e convidada como Formadora em Design no Projeto Oficina Criativa (2022). É mestre em Design de Comunicação para a Moda (Minho, 2021), licenciada em Moda e Estilo (UCS, 2009) e possui pós-graduação em Design Estratégico (Unisinos, 2011). Com experiência profissional desde 2010, também lecionou e coordenou cursos de design no Brasil (2012–2017).

Joana Cunha, University of Minho

Professora Associada na Universidade do Minho, lecionando na área de Design Têxtil e de Moda. Doutora em Engenharia Têxtil – Design e Marketing. Iniciou a carreira docente em 1992 e é investigadora integrada no Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil – Universidade do Minho, onde desenvolve investigação em Design Têxtil e de Moda, com foco especial em: Design de Superfície Sustentável, Métodos de Design, Interfaces entre Design, Arte e Tecnologia, e Educação em Design. Participa em diversos projetos de investigação financiados, é Presidente do Comité Científico do Congresso Internacional de Moda e Design (CIMODE) e autora/coautora de várias publicações em revistas científicas, atas de congressos com revisão por pares e capítulos de livros.

Références

BERTOLA, P. Reshaping Fashion Education for the 21st Century World. Soft Landing: Cumulus Think Tank Publication, n. 3, p. 7–15, 2018.

BRITISH COUNCIL. Crafting Futures resources. Disponível em: <https://arts.britishcouncil.org/resources/crafting-futures-resources>. Acesso em: 23 jun. 2025.

BROWN, S.; VACCA, F. Cultural sustainability in fashion: reflections on craft and sustainable development models. Sustainability: Science, Practice and Policy, v. 18, n. 1, p. 590–600, 9 dez. 2022.

BRYAN-WILSON, J. Fray: Art and Textile Politics. Chicago: University of Chicago Press, 2017.

CATARINA MINA. Catarina Mina: partilhando resultados. Disponível em: <https://www.catarinamina.com/p/transparencia>. Acesso em: 23 jun. 2025.

COMISSÃO NACIONAL DA UNESCO. Património Cultural Imaterial em Portugal. Disponível em: <https://unescoportugal.mne.gov.pt/pt/temas/proteger-o-nosso-patrimonio-e-promover-a-criatividade/patrimonio-cultural-imaterial-em-portugal>. Acesso em: 23 jun. 2025.

CORBETT, S. How to be a craftivist: the art of gentle protest. Paperback edition ed. London: Unbound, 2019.

DAVIS, M.; DE BARI, J.; MASCHI, S. Credentialling: Educational Pathways in Design. She Ji: The Journal of Design, Economics, and Innovation, v. 9, n. 2, p. 117–134, 2023.

DAVIS, M.; DUBBERLY, H. Rethinking Design Education. She Ji: The Journal of Design, Economics, and Innovation, v. 9, n. 2, p. 97–116, 2023.

EDGE. The Missing Foundation: Culture’s place within and beyond the SDGs. Disponível em: <https://www.britishcouncil.org/research-insight/missing-foundation-report>. Acesso em: 23 jun. 2025.

FLETCHER, K.; GRASE, L. Moda & sustentabilidade: design para mudanças. [s.l.] Editora Senac São Paulo, 2021.

GOV.BR. Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). Disponível em: <https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/artesanato>. Acesso em: 23 jun. 2025.

GREER, B. Craftivism: The Art of Craft and Activism. New York: Arsenal Pulp Press, 2014.

HALL, E. A Green Manifesto for Art, Craft and Design Education. International Journal of Art & Design Education, v. 42, n. 4, p. 611–621, nov. 2023.

HU, J.; HUR, E.; THOMAS, B. Value-creating practices and barriers for collaboration between designers and artisans: a systematic literature review. International Journal of Fashion Design, Technology and Education, v. 17, n. 1, p. 25–36, 2 jan. 2024.

IONICĂ, P. Traditional Crafts. What About? Culture. Society. Economy. Politics, v. 2, n. 1, p. 51–59, 1 jun. 2022.

KOVÁCS, M. A dimensão cultural do desenvolvimento: rumo à integração do conceito nas estratégias de desenvolvimento sustentável. Revista Observatório Itaú Cultural: cultura e desenvolvimento, n. 27, 2020.

MANZINI, E. Design para a inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-Papers, 2008.

MARINUCCI, S.; et al. Voces de la Artesanía: diálogos para práticas sustentables. British Council Argentina ed. Argentina, Bangladesh, Bután, India, Pakistán, Sri Lanka: [s.n.].

MARTIN, B. Universal methods of design: 100 ways to research complex problems, develop innovative ideas, and design effective solutions. Beverly, MA: Rockport Publishers, 2012.

MARTINS, G. D’OLIVEIRA. Património Cultural: Realidade Viva. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2020.

MATOS, J. F. et al. Teaching and Learning Research Methodologies in Education: A Systematic Literature Review. Education Sciences, v. 13, n. 2, p. 173, 7 fev. 2023.

MEYER, M. W.; NORMAN, D. Changing Design Education for the 21st Century. She Ji: The Journal of Design, Economics, and Innovation, v. 6, n. 1, p. 13–49, 2020.

MINISTÉRIO DO TURISMO, GOV. BR. Conheça os 5 patrimônios culturais imateriais da humanidade no Brasil. Disponível em: <https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/conheca-os-05-patrimonios-imateriais-da-humanidade-no-brasil>. Acesso em: 23 jun. 2025.

MORIN, E.; DE ASSIS, C. E. Educação e complexidade os sete saberes e outros. São Paulo: Cortez Editora, 2007.

MURZYN-KUPISZ, M.; HOŁUJ, D. Fashion Design Education and Sustainability: Towards an Equilibrium between Craftsmanship and Artistic and Business Skills? Education Sciences, v. 11, n. 9, p. 531, 10 set. 2021.

NOEL, L.-A. et al. Pluriversal Futures for Design Education. She Ji: The Journal of Design, Economics, and Innovation, v. 9, n. 2, p. 179–196, 2023.

PROGRAMA SABER FAZER. Programa Nacional Saber Fazer Portugal. Disponível em: <https://programasaberfazer.gov.pt>. Acesso em: 26 jun. 2025.

SANCHES, M. C. DE F. Moda e projeto: estratégias metodológicas em design. 1. ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.

SARK, K. Creativity, craft, gender and fashion. Clothing Cultures, v. 10, n. 2, p. 99–115, 1 dez. 2023.

SCHULZ, F. E.; CUNHA, J. Edgar Morin’s Vision and the Fashion Design Education. Part II—“Human Understanding: Understanding Each Other” as an Approach to Cultural Sustainability. Em: RAPOSO, D.; NEVES, J.; SILVA, R. (Eds.). . Perspectives on Design III. Cham: Springer Nature Switzerland, 2024. v. 34p. 257–274.

SCHULZ, F. E.; FREIRE, L. H.; DA CUNHA, J. L. F. L. The 7 Complex Lessons from Edgar Morin Applied in Fashion Design Education for Sustainability. Em: RAPOSO, D. et al. (Eds.). . Advances in Design, Music and Arts II. Cham: Springer International Publishing, 2023. v. 25p. 193–208.

UNESCO. MONDIACULT 2025. Disponível em: <https://www.unesco.org/en/mondiacult?hub=171169>. Acesso em: 23 jun. 2025.

UNITED NATIONS. The 17 Goals. Disponível em: <https://sdgs.un.org/goals>. Acesso em: 26 jun. 2025.

VACCA, F.; BERTOLA, P.; COLOMBI, C. Designing Culture-intensive Artefacts. How the Design Process Interprets Craft Reiteration to Build Future Diversities. Strategic Design Research Journal, v. 15, n. 3, p. 350–360, 16 out. 2023.

WUBS, B. et al. RE-FRAME FASHION Report Innovoation in Fashion Education ERASMUS+ KA2 Strategic Partnerships. [s.l.] University Rotterdam: Rotterdam, The Netherlands; Université Paris-Dauphine: Paris, France; Gda´nsk University of Technology: Gdansk, Poland, 2020. Disponível em: <https://repub.eur.nl/pub/135348/Re-Frame_Fashion_Final-New.pdf>. Acesso em: 23 jun. 2025.

Téléchargements

Publiée

2025-10-01

Comment citer

SCHULZ, Fernanda Enéia; CUNHA, Joana. Metodologias transdisciplinares para a sustentabilidade cultural no Design de Moda. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 9, n. 3, p. 1–22, 2025. DOI: 10.5965.25944630932025e7510 . Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/27510. Acesso em: 1 oct. 2025.

Données de Fonds