Propriedade intelectual e moda digital: NFTS e proteção de criações virtuais

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965.25944630932025e7247

Mots-clés :

NFTs, moda digital, propriedade intelectual, blockchain

Résumé

Este artigo investiga a interseção entre propriedade intelectual e moda digital no contexto dos NFTs (tokens não fungíveis), explorando como essa tecnologia, baseada em blockchain, assegura autenticidade e exclusividade a criações virtuais. Por meio de uma abordagem mista, que combina revisão bibliográfica e análise de estudos de caso, o estudo concentra sobretudo os aspectos jurídicos relacionados à implementação dos NFTs na moda digital, discutindo os principais desafios regulatórios e as implicações para a proteção da propriedade intelectual. De forma complementar, são mencionadas repercussões econômicas e tecnológicas, que permanecem como campo aberto para investigações futuras. Conclui-se que, embora os NFTs ofereçam novas possibilidades para a autenticação e valorização de ativos digitais, persistem desafios normativos que precisam ser superados para garantir segurança jurídica e sustentabilidade no mercado de moda digital. O artigo contribui para o debate acadêmico e prático, propondo caminhos para a consolidação de um ecossistema digital que equilibre inovação, proteção dos direitos autorais e transparência nas transações.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Larissa Oliveira Alves, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba

Larissa Oliveira Alves, Graduada em Direito pelo Centro Universitário UNIFACISA (2021). Mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pelo Instituto Federal da Paraíba/IFPB- Campina Grande – Paraíba, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2604621500811756 Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8033-9228 E-mail: larissaoliveiralves@gmail.com

Flaviano da Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba

Flaviano da Silva, Graduado em Gestão Pública pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2015). Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pelo Instituto Federal da Paraíba/IFPB- Campina Grande – Paraíba, Brasil. E-mail: flaviano-silva.fs@academico.ifpb.edu.br Orcid: ttps://orcid.org/0009-0007-4325-4990

Alandey Severo Leite da Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba

Doutor em Administração, 2016, Universidade de Fortaleza - UNIFOR Endereço profissional: Universidade Federal da Paraíba - Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Campus I - Departamento de Administração – Bairro: Castelo Branco – CEP: 58051900

Références

AKSOY, Pınar Çağlayan; ÜNER, Zehra Özkan. NFTs and copyright: challenges and opportunities. Journal of Intellectual Property Law & Practice, v. 16, n. 10, p. 1115–1126, out. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1093/jiplp/jpab104. Acesso em: 22 set. 2025.

BAPTISTA LUZ ADVOGADOS. Preservando a criatividade e seus produtos: a importância da propriedade intelectual para influenciadores digitais. 2023. Disponível em: https://www.baptista.com.br/preservando-a-criatividade-e-seus-produtos-a-importanci a-da-propriedade-intelectual-para-influenciadores-digitais/. Acesso em: 5 maio 2025.

BINANCE RESEARCH. IA, NFTs, DeFi e mais: tendências emergentes no ecossistema blockchain. Binance Square, 2025. Disponível em: https://www.binance.com/pt-BR/square/post/22428451224857. Acesso em: 22 set. 2025.

BOSON PROTOCOL. Official blog. Medium, 2023. Disponível em: https://medium.com/bosonprotocol. Acesso em: 10 set. 2025.

BUSINESS OF FASHION. Nike sues StockX for selling sneaker NFTs. 2022. Disponível em: https://www.businessoffashion.com/news/technology/nike-sues-stockx-for-selling-sne aker-nfts/. Acesso em: 5 maio 2025.

CAMARGO E VIEIRA ADVOGADOS. Direito autoral no mundo digital. Blog Camargo e Vieira, 2024. Disponível em: https://blog.camargoevieira.adv.br/direito-autoral-no-mundo-digital/. Acesso em: 5 maio 2025.

CARDOSO, C. H. B.; VITA, J. B. Direito da propriedade intelectual: compra de roupas ou NFTs na realidade aumentada. Revista UNIFACS, Salvador, v. 26, n. 2, p. 1–15, 2023. Disponível em: https://revistas.unifacs.br/index.php/redu/article/view/8913/5173 Acesso em: 16 set. 2025.

Confessor, A. C. L. (2022). M-NFT, The Mirror Novelty Fashion Trade: Unificação de moda e arte em realidades compartilhadas através de tokens não fungíveis. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/server/api/core/bitstreams/509c4295-5ece-4042-a6fd-e078e30f1359/content. Acesso em: 16 set. 2025

DOS SANTOS, H. H. N.; MEIRELES, E.; BUENO, M. P.; MARANO, M. M. A proteção da propriedade intelectual dos NFTs (non-fungible tokens) de obras de arte digital no direito brasileiro. Cuadernos de Educación y Desarrollo, [S. l.], v. 15, n. 10, p. 12262–12276, 2023. DOI: 10.55905/cuadv15n10-119. Disponível em: https://ojs.cuadernoseducacion.com/ojs/index.php/ced/article/view/2085. Acesso em: 31 ago. 2025.

EDUKA. NFTs: qual o futuro a médio e longo prazo? Eduka.ai, 27 out. 2023. Disponível em: https://eduka.ai/nfts-qual-o-futuro-a-medio-e-longo-prazo. Acesso em: 22 set. 2025.

FERNANDES, Gabriel. Contrato de parceria com marcas: o que um criador digital deve saber. JusBrasil, 2024. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/contrato-de-parceria-com-marcas-o-que-um-cria dor-digital-deve-saber/2813288575. Acesso em: 5 maio 2025.

GUCCI. Otherside Relics by Gucci. Gucci, 2025. Disponível em: https://www.gucci.com/us/en/st/stories/article/otherside-relics-by-gucci?srsltid=AfmB Oor7RNL-z8k5YOS4qzuyu-yQ-c8KxTLzS4FIpNRmJj-1j2mSvG0J. Acesso em: 5 mai 2025.

HÄRKÖNEN, Heidi; SÄRMÄKARI, Natalia. Copyright and digital fashion designers: the democratization of authorship? Journal of Intellectual Property Law & Practice, v. 18, n. 1, p. 42–57, jan. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1093/jiplp/jpac115. Acesso em: 22 set. 2025.

JUSBRASIL. Blockchain e o Judiciário Brasileiro: Regulamentação e Visão do STF, STJ e TJs. 2025. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/blockchain-e-o-judiciario-brasileiro-regulamentacao-e-visao-do-stf-stj-e-tjs/3382871559. Acesso em: 22 set. 2025.

KIM, E.; RIBEIRO, L. The rise of digital-only fashion: The case of The Fabricant. Journal of Marketing Theory and Practice, v. 32, n. 4, p. 415-430, 2024. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0887302X241283504. Acesso em: 10 set. 2025.

KUMAR, R. Naveen; JANANI, M.; RAMADEVI, V.; PAVITHRA, R. How the metaverse and virtual worlds are redefining fashion marketing and brand engagement. Digital Transformation and Society, v. 4, n. 3, p. 312–328, 25 ago. 2025. Disponível em: https://doi.org/10.1108/DTS-09-2024-0177. Acesso em: 16 set. 2025.

LAPATOURA, I. (2023). NFTs, Digital Worlds and Brand Protection in Fashion: A UK/European Intellectual Property Perspective. International Journal of Law in Changing World, 2(3), 141-152. Disponível em: https://doi.org/10.54934/ijlcw.v2i3.54. Acesso em: 05 mai. 2025.

LAPIN. White Paper – Melhores Práticas na Regulação de Ativos Digitais, Blockchain e CBDCs: Uma Pesquisa Comparativa com Insumos para a Regulação Brasileira. 8 maio 2024. Disponível em: https://lapin.org.br/2024/05/08/white-paper-melhores-praticas-na-regulacao-de-ativos-digitais-blockchain-e-cbdcs-uma-pesquisa-comparativa-com-insumos-para-a-regulacao-brasileira. Acesso em: 22 set. 2025.

LI, W. Unlocking the potential of NFTs in branding: An exploration of their role in shaping digital identities and consumer engagement. Journal of Business Research, v. 4, n. 3, p. 312–328, 25 ago. 2025. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S096969892500092X. Acesso em: 16 set. 2025.

LIU, Y. To NFT or Not: A Strategic Analysis for Fashion Brands Developing Digital Products in the Metaverse. MDPI, 2025. Disponível em: https://www.mdpi.com/0718-1876/20/3/155. Acesso em: 16 set. 2025.

L'OFFICIEL BRASIL. NFTs podem mudar a moda! Saiba como. São Paulo, 27 maio 2021. Disponível em: https://www.revistalofficiel.com.br/moda/nfts-podem-mudar-moda. Acesso em: 19 set. 2025.

MATIAS, Erick. 7 exemplos de blockchain no setor de moda e design. OMaringa, 6 set. 2025. Disponível em: https://omaringa.com.br/coluna/cripto/7-exemplos-de-blockchain-no-setor-de-moda-e-design. Acesso em: 22 set. 2025.

MCDOWELL, Maghan. The Baby Birkin NFT and the legal scrutiny on digital fashion. Vogue Business, 2021. Disponível em: https://www.voguebusiness.com/technology/the-baby-birkin-nft-and-the-legal-scrutiny -on-digital-fashion. Acesso em: 5 maio 2025.

MENDONÇA, Ronan D. et al. Tokens Não Fungíveis (NFTs): Conceitos, Aplicações e Desafios. In: Anais do Livro da Sociedade Brasileira de Computação. SBC, 2022. Disponível em: https://books-sol.sbc.org.br/index.php/sbc/catalog/download/108/483/756-1?inline=1. Acesso em: 22 set. 2025.

Mu, X., Zhang, H., Shi, J. et al. Fashion intelligence in the Metaverse: promise and future prospects. Artif Intell Rev 57, 67 (2024). https://doi.org/10.1007/s10462-024-10703-8.

NFT.COM. RTFKT, Nike & CloneX: Redefining the hype in fashion with NFT projects. NFT.com, 2023. Disponível em: https://www.nft.com/articles/rtfkt-nike-%26-clonex-redefining-the-hype-in-fashion-with-nft-projects. Acesso em: 10 set. 2025.

NFTNOW. CloneX NFTs and the secret to Nike and RTFKT’s success. NFTnow, 2023. Disponível em: https://nftnow.com/guides/clonex-nfts-and-the-secret-to-nike-and-rtfkts-success/. Acesso em: 10 set. 2025.

Passos, J. N. dos & Rosa, L. da. (2023). Moda digital: impactos, oportunidades e desafios nas indústrias têxtil e de confecção. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Disponível em: https://repositorio-api.udesc.br/server/api/core/bitstreams/158b426d-0334-43de-94bb-0354bcdf581b/content. Acesso em: 16 set. 2025.

PINHEIRO, Bruna. Fashion law: como proteger as criações no segmento da moda. Migalhas, 2023. Disponível em: https://www.migalhas.com.br/depeso/386156/fashion-law-como-proteger-as-criacoes -no-segmento-da-moda. Acesso em: 5 maio 2025.

Santos, F. F. M. dos. (2023). Tokenizing the fashion industry: The moderating impact of NFTs in luxury fashion purchases and its effects on consumers. [Dissertação de mestrado, ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa]. Disponível em: http://hdl.handle.net/10071/30870. Acesso em: 05 mai. 2025.

Sena, T. V. (2023). Moda na era digital: explorando as tendências do metaverso, NFTs e sustentabilidade. Revista Ensinar Moda, UDESC. DOI: 10.5965/25944630722023e3530. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/23530. Acesso em: 16 set. 2025.

THE FASHION LAW. Nike names StockX in lawsuit over sale of unauthorized sneaker-centric NFTs. 2022. Disponível em: https://www.thefashionlaw.com/nike-names-stockx-in-lawsuit-over-sale-of-unauthoriz ed-sneaker-centric-nfts/. Acesso em: 5 maio 2025.

TRADEMARK LAWYER MAGAZINE. Nike v. StockX: another trademark litigation for using famous trademarks to mint NFTs. 2022. Disponível em: https://trademarklawyermagazine.com/nike-v-stockx-another-trademark-litigation-forusing-famous-trademarks-to-mint-nfts/. Acesso em: 5 maio 2025.

UNITED NATIONS CONFERENCE ON TRADE AND DEVELOPMENT – UNCTAD. Creative Economy Outlook 2024. Genebra: UNCTAD, 11 jul. 2024. Disponível em: https://unctad.org/publication/creative-economy-outlook-2024. Acesso em: 16 set. 2025.

VOGUE BUSINESS. Circularity, Web3 and the future of fashion: what we learnt at the Vogue Business Summit. Vogue Business, 2023. Disponível em: https://www.voguebusiness.com/events/circularity-web3-and-the-future-of-fashion-what-we-learnt-at-the-vogue-business-summit. Acesso em: 10 set. 2025.

VOGUE BUSINESS. Digital fashion house The Fabricant plots new path to profitability. Vogue Business, 2023. Disponível em: https://www.voguebusiness.com/technology/digital-fashion-house-the-fabricant-plots-new-path-to-profitability. Acesso em: 10 set. 2025.

VOGUE BUSINESS. Gucci, Louis Vuitton and Dolce & Gabbana embrace NFTs in digital fashion push. 2022. Disponível em: https://www.voguebusiness.com/technology/gucci-louis-vuitton-dolce-gabbana-nfts-digital-fashion. Acesso em: 22 set. 2025.

VOGUE BUSINESS. Meta’s avatars just got a fashion upgrade with DressX. Vogue Business, 2022. Disponível em: https://www.voguebusiness.com/technology/metas-avatars-just-got-a-fashion-upgrade-with-dressx. Acesso em: 10 set. 2025.

VOLPINI, Pedro Gabriel Suet Moraes. Non-Fungible Tokens: propriedades, aplicações e novos desafios. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia. Disponível em: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4298. Acesso em: 22 set. 2025.

WORLD TRADEMARK REVIEW. Nike sues retail platform over NFTs in potentially precedent-setting case. 2022. Disponível em: https://www.worldtrademarkreview.com/article/nike-sues-retail-platform-over-nfts-in-p otentially-precedent-setting-case. Acesso em: 5 maio 2025.

Téléchargements

Publiée

2025-10-01

Comment citer

ALVES, Larissa Oliveira; SILVA, Flaviano da; SILVA, Alandey Severo Leite da. Propriedade intelectual e moda digital: NFTS e proteção de criações virtuais. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 9, n. 3, p. 1–21, 2025. DOI: 10.5965.25944630932025e7247. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/27247. Acesso em: 1 oct. 2025.