Luz, cor e figurino: a simbiose da moda têxtil licenciada
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630912025e6316Mots-clés :
Vestuário licenciado, Moda, Figurino, Entretenimento, MarketingRésumé
O presente trabalho investiga a relação simbiótica entre a indústria do entretenimento e o mercado têxtil de vestuário, com foco nos figurinos dos personagens e na interação com a luz, a cor e o mundo da moda. Resulta de uma pesquisa qualitativa baseada em revisão de publicações entre os anos de 2010 a 2023. O estudo demonstra que o entretenimento visual tem um impacto significativo no emocional e na cultura social das pessoas, criando um ciclo dinâmico de influência que estimula a produção e o consumo de vestuário. Para explorar economicamente este ciclo, a indústria têxtil criou o vestuário licenciado, composto por coleções de moda inspiradas em personagens do entretenimento devidamente protegidas por direitos de propriedade intelectual. A contemplação dos personagens estimula a demanda por este tipo de vestuário, que no Brasil tem um mercado de 45 milhões de consumidores diversificados, dispostos a gastar 40% acima da média nacional em produtos licenciados. Portanto, o entretenimento e a moda se entrelaçam, alimentando uma indústria em constante crescimento, ressaltando a poderosa relação entre arte, emoção, moda e consumo.
Palavras-chave: Vestuário licenciado; Moda; Entretenimento.
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