Maquiagem e Moda

disrupturas

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DOI :

https://doi.org/10.5965/25944630522021209

Mots-clés :

Maquiagem, Moda, Formação Acadêmica

Résumé

Este artigo trata da maquiagem, interpretada como fenômeno do sistema de moda e entabula conexões com a formação oferecida aos profissionais deste sistema. A discussão se iniciou com o sentido da aparência na vida dos sujeitos-moda, destacando a participação da maquiagem na construção imagética pessoal. Delimitada a pertinência do tema ao conceito filosófico da moda, considerou-se a presença da maquiagem e seus desdobramentos na formação do Bacharel em Moda da UDESC. Foram cotejadas as características da maquiagem na composição do sujeito-moda e inúmeras aplicações criativas e educacionais, de caráter experimental e sensível, que se concretizaram por meio de elaborações práticas e teóricas em outros campos formativos. A reflexão desta pesquisa identificou que os saberes presentes na formação em Moda são transversais e complementares aos conhecimentos em torno da maquiagem, assim como apontou usos inventivos e disruptivos da maquiagem.

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Biographie de l'auteur

Mara Rúbia Sant'Anna, Université de l'État de santa catarina

Doutora em História (UFRGS, 2005), Realizou pós-doutoramento em História (Université de Strasbourg/FR, 2011) e em Artes Visuais (UFRJ, 2017). Professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina

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Publiée

2021-06-01

Comment citer

CEOLIN, Maria Manoela Lampert; SANT’ANNA, Mara Rúbia. Maquiagem e Moda: disrupturas. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 5, n. 2, p. 209–223, 2021. DOI: 10.5965/25944630522021209. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/19400. Acesso em: 19 mai. 2024.

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