Ilustração crítica e narrativas subversivas no design gráfico social
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630432020175Résumé
O objetivo de pesquisa do presente artigo está na articulação teórica sobre como o designer gráfico pode utilizar suas habilidades técnicas e artísticas a favor de causas e reflexões sociais. Para isso, foi adotada a ilustração crítica como objeto de estudo. Inicialmente as discussões teóricas foram orientadas aos conceitos que contribuem, exemplificam e fundamentam como a crítica pode ser feita e direcionada a atual sociedade contemporânea. Posteriormente foram escolhidos quatro ilustradores de diferentes países para que fosse possível demonstrar como seus trabalhos corroboram para a compreensão de como design gráfico pode não apenas ser uma atividade profissional que contribui com os objetivos mercadológicos de uma empresa, mas também pode ser um instrumento que instiga o questionamento e a mudança social por meio da construção de um olhar crítico.
Téléchargements
Références
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. O que é ideologia? São Paulo: Ática, 1986.
BOURRIAUD, Nicolas. Pós-produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2002.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
HUTCHEON, Linda. Uma teoria da paródia: ensinamentos das formas de arte do século XX. Trad. Teresa Louro Pérez. Lisboa: Edições 70, 1991.
JAMESON, F. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 1997.
MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (org.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Editora UFSM, 2011.
MEGGS, Philip B.; PURVIS, Alston W. História do design gráfico. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
NEVES, Flávia de Barros. Contestação gráfica: engajamento político-social por meio do design gráfico. In: BRAGA, Marcos da Costa (org.). O papel social do design gráfico: história, conceitos & atuação profissional. São Paulo: Senac, 2011. p. 45-66.
ROCHA, Cláudio Aleixo. Interatividade na comunicação online: Enfraquecimento ou perpetuação da sociedade do espetáculo? Panorama, Goiânia, ano 1, n 1, jan/nov 2011. Disponível em: < http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/1602> Acesso em: 26 jul. 2020.
_______, Cláudio Aleixo. Animação interativa: Corpo, imersão e sensibilidade na interação. Artefactum, Rio de Janeiro, ano 8, n 1, jan/nov 2014. Disponível em: <http://artefactum.rafrom.com.br/index.php/artefactum/article/view/232> Acesso em: 26 jul. 2020.
_______, Cláudio Aleixo. Vídeos publicitários interativos: produção de conteúdo e relacionamento on-line. Geminis, São Carlos, ano 6, n 2, jul/dez 2015. Disponível em: <http://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/issue/view/CT > Acesso em: 26 jul. 2020.
_______, Cláudio Aleixo. Multilinearidade narrativa em vídeos publicitários on-line. Comunicação, Curitiba, ano 7, n 7, jan/jun 2014. Disponível em: <https://issuu.com/revista_comunicacao/docs/revista_de_comunicacao_2sem2014> Acesso em: 26 jul. 2020.
VILLAS-BOAS, André. O que é e o que nunca foi design gráfico. Rio de Janeiro: 2AB, 2007.
Téléchargements
Publiée
Versions
- 2020-10-01 (3)
- 2020-10-01 (2)
- 2020-10-02 (1)
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Cláudio Aleixo Rocha 2020

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
Conformément aux conditions suivantes:
1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence. - Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.