Entre métodos e práticas: as fontes históricas aplicadas à moda como objeto de pesquisa
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630332019027Résumé
Ao utilizar a moda como objeto de pesquisa, este artigo trata dos diversos tipos de documentos utilizados pela historiografia desde o último quartel do século XX, pensando, analisando e problematizando seus usos e métodos práticos no contexto acadêmico e escolar para a construção do conhecimento. Partindo do pressuposto de que as questões levantadas aos distintos documentos (impressos, digitais, institucionais, inventariais, epistolários, literários, imagéticos, orais, cinematográficos, musicais e materiais) contribuem para a “invenção” de fontes históricas, faremos uma breve reflexão acerca de algumas pesquisas já realizadas a fim de ilustrar a gama de perspectivas analíticas que possam contribuir para o diálogo entre a História e a Moda. Esta proposta metodológica permite refletir e compreender os cuidados que devem ser tomados na utilização de diferentes documentos históricos, bem como na importância das problemáticas levantadas, possibilitando o cruzamento de fontes e a sapiência na construção de narrativas que deem visibilidade à moda utilizada por indivíduos e grupos em distintas sociedades no tempo e no espaço histórico.Téléchargements
Références
GOUBAULD, Adolphe Camille. Le Moniteur de la mode. Paris: Imprimerie de E. Martinet, 1843-1913.
MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES. Decreto n. 20.041, de 7 de Maio de 1932: Aprova e manda executar o plano e regulamento para os uniformes dos membros dos Corpos Diplomático e Consular. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1933.
________________________________________. Decreto nº 21.498 de 23 de julho de 1946 e regulamento: Uniformes dos funcionários do serviço exterior. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1946.
NORONHA, Joanna Paula Manso de; VELASCO, Violante Atabalipa Ximenes de Bivar e; NEVES, Gervasia Nunésia Pires dos Santos. O Jornal das Senhoras. Rio de Janeiro: Tipografia do Jornal das Senhoras, 1852-1855.
Referências bibliográficas:
ALBUQUERQUE, Samuel. Nas memórias de Aurélia: cotidiano feminino no Rio de Janeiro do século XIX. São Cristóvão: Editora UFS, 2015.
BARBOSA, Everton Vieira. Páginas de sociabilidade feminina: sensibilidade musical no Rio de Janeiro Oitocentista. São Paulo: Alameda, 2018.
BARTHES, Roland. Sistema da moda. Tradução Lineide do Lago Salvador; revisão e supervisão Isaac Nicolau Salum. São Paulo: Ed. Nacional; Ed. Da Universidade de São Paulo, 1979.
BRAUDEL, Fernand. História e ciências Sociais: a longa duração. Revista de História, nº 65, vol. XXX, ano XVI, abril-junho, 1965, pp. 261-294. Disponível em < http://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/123422/ >. Acesso em 14 jul. 2019.
CARDOSO, Ciro Flamarion; MAUAD, Ana Maria. História e Imagem: os exemplos da fotografia e do cinema. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (Orgs.). Domínios da História: Ensaios de Teoria e Metodologia. Rio de Janeiro, Campus, 1997, pp. 564-584.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. 2ª ed. Rio de Janeiro: Difel, 2002.
CRANE, Diana. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. Trad. Cristiana Coimbra. São Paulo: Editora Senac, 2006.
HAHN, H. Hazel. Scenes of parisian modernity: culture and consumption in the nineteenth century. New York: Palgrave Macmillan, 2009.
LARA, Sílvia Hunold. "Os documentos textuais e as fontes do conhecimento histórico". Anos 90, Porto Alegre, v. 15, n. 28, dez. 2008, pp. 17-39. Disponível em <https://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/7953/4740>. Acesso em 19 jun. 2019.
LEPETIT, Bernard. Por uma nova história urbana. Seleção de textos, revisão crítica e apresentação Heliana Angotti Salgueiro. Tradução Cely Arena. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.
LUCA, Tania Regina de. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSK, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. 2ª ed. 1ª reimp. São Paulo: Contexto, 2008, pp. 111-154.
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. A cultura material no estudo das sociedades antigas. Revista de História, n. 115, 1983, p. 103- 117. Disponível em < http://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/61796/64659 >. Acesso em 14 jul. 2019.
_______________________________. História e imagem: iconografia/iconologia e além. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (Orgs.). Novos domínios da História. Rio de Janeiro: Ensevier, 2012, pp. 243-262.
NAPOLITANO, Marcos. A História depois do papel. In: PINSK, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. 2ª ed. 1ª reimp. São Paulo: Contexto, 2008, pp. 235-290.
___________________. História & Música: 3ª ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2005.
PEIXOTO, Maria do Rosário da Cunha. Saberes e sabores ou conversas sobre história e literatura. Revista História & Perspectiva, Uberlândia, UFU, v.24, n. 45, 2001, pp. 15-33. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/historia perspectivas/article/view/19401> Acesso em 14 jul. 2019.
_______________________________; CRUZ, Heloísa de Faria. Na oficina do historiador: conversas sobre história e imprensa. Projeto História. São Paulo, nº 35, p. 253-270, dez. 2007. Disponível em <https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/ article/view/2221/1322>. Acesso em 14 jul. 2019.
PONS, Anaclet. “Guardar como”. La historia y las fuentes digitales. Historia Crítica. Nº 43, Bogotá, enero-abril, 2011, 260, pp. 38-61. Disponível em <http://www.scielo.org.co/pdf/rhc/n43/n43a04.pdf>. Acesso em 14 jul. 2019.
PORTELLI, Alessandro. Ensaios de história oral. Trad. Fernando Luiz Cássio e Ricardo Santhiago. São Paulo: Letra e Voz, 2010.
REDE, Marcelo. História e cultura material. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (Orgs.). Novos domínios da História. Rio de Janeiro: Ensevier, 2012, 133-150.
SALOMON, Geanneti Tavares. Moda e ironia em Dom Casmurro. São Paulo: Alameda, 2010.
SILVA, Ana Claudia Suriani da. Moda, transferências culturais e história do livro. Dobras, vol. 10, nº 22, novembro, 2017, pp. 177-201. Disponível em <https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/642/471>. Acesso em 14 jul. 2019.
SILVA, Camila Borges da. Os inventários no estudo da indumentária. ACERVO, Rio de Janeiro, v. 31, nª 02, p. 142-160, maio/ago. 2018. Disponível em <http://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/911/942>. Acesso em 14 jul. 2019.
SILVA, Helenice Rodrigues da. A renovação historiográfica francesa após a “Guinada Crítica”. In: MALERBA, Jurandir; ROJAS, Carlos Aguirre (Orgs.). Historiografia contemporânea em perspectiva crítica. Bauru, SP: Edusc, 2007 (Coleção História), pp. 167-186.
TAVARES, Célia Cristina da Silva. História e Informática. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (Orgs.). Novos domínios da História. Rio de Janeiro: Ensevier, 2012, pp. 301-317.
THOMSON, Alistair. Recompondo a memória: questões sobre a relação entre história oral e as memórias. Projeto História (PUCSP), n. 15, pp. 51-71, 1997. Disponível em <http://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/11216>. Acesso em 14 jul. 2019.
VALIM, Alexande Busko. História e cinema. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (Orgs.). Novos domínios da História. Rio de Janeiro: Ensevier, 2012, pp. 283-300.
VENANCIO, Giselle Martins; VIANNA, Larissa; SECRETO, Maria Verónica. Sujeitos na História: perspectivas e abordagens. Niterói/RJ: Eduff, 2017.
VOLPI, Maria Cristina. Estilo urbano: modos de vestir na primeira metade do século XX no Rio de Janeiro. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2018.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
Conformément aux conditions suivantes:
1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence. - Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.

