A Concepção da Forma no Processo Projetual de Design: uma ação pedagógica coletiva
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630212018116Résumé
O artigo aborda uma ação pedagógica coletiva que integra três unidades curriculares – Metodologia do Projeto, Composição e Laboratório da Forma – cuja vivência promove a integração de processos de criação em expressões bi e tridimensionais, facilitados pela aplicação de ferramentas projetuais. A ação realiza-se em contextos específicos de aprendizagem direcionados a promover a autorregulação por meio do uso de estratégias, uma vez que esta, quando aliada ao pensamento criativo, é capaz de suscitar a prática reflexiva, a habilidade de gestão e a tomada de decisões ao longo do ato projetivo. A proposta interdisciplinar desenvolve-se em meio ao projeto da cobertura vestível para o corpo, composta por módulos planos ressignificados pela tridimensionalidade, tendo como referência o estudo morfológico e estrutural da laranja. Na prática pedagógica, norteada para promover a postura ativa dos discentes, a experimentação constitui-se no instrumento condutor do processo, de modo a favorecer a percepção, a construção e desconstrução da forma e a investigação das possibilidades compositivas de estruturas e mecanismos. Ao término da atividade, os alunos avaliam individualmente o próprio processo projetual, refletindo sobre o planejamento e a totalidade dos procedimentos adotados. Comprova-se que o envolvimento e o comprometimento dos sujeitos no processo de aprendizagem colaboram para a promoção da autorregulação, a qual conduz o aprendiz ao verdadeiro ato de aprender a aprender, efetivando-se a construção autônoma do conhecimento. Ademais, atesta-se a potencialidade da inovação na geração de soluções de produtos a partir da transformação do plano.
Téléchargements
Références
AGKATHIDIS, Asterios. Analog digital design processes. In: AGKATHIDIS, Asterios; SCHILLIG, Gabi. (Ed.). Performative geometries: transforming textile techniques. Amsterdam: BIS, 2010. p. 146-151.
ALENCAR, Eunice Soriano de; FLEITH, Denise de Souza. Criatividade: múltiplas perspectivas. Brasília: UnB, 2009.
AMARAL, Ana Luiza Snoeck Neiva de; MARTÍNEZ, Albertina Mitjáns. Aprendizagem criativa no Ensino Superior: a significação da dimensão subjetiva. In. MARTÍNEZ, Albertina Mitjáns; TACCA, Maria Carmen Villela Rosa. A complexidade da aprendizagem: destaque ao Ensino Superior, Campinas, Sp: Alínea, 2009. p. 149-192.
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Da visão de ciência à organização curricular. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinvile: UNIVILLE, 2012. p.45-73.
BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 3. ed. São Paulo:Blucher, 2011.
BORUCHOVITCH, Evely; COSTA, Elis Regina; NEVES, Edna Rosa Correia. Estratégias de aprendizagem: Contribuições para a formação de professores nos cursos superiores. In JOLLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos; SISTO, Fermino Fernandes. (Org.), Questões do cotidiano universitário. São Paulo, SP: Casa do Psicólogo, 2005. p. 239-260.
CELASCHI, Flaviano.; MORAES, Dijon de. Futuro, Bem-Estar, Interdependência: Palavras-Chave para o Design Contemporâneo. In: MORAES, Dijon de. ELASCHI, Flaviano. (Org.). Caderno de estudos avançados em design: design e humanismo. v. 7. Barbacena: EdUEMG, 2013. p. 35-60.
DONDIS, Donis a. Sintaxe da linguagem visual. 3.ed, São Paulo, Sp: Martins fontes, 2015.
GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. 7. ed. São Paulo: Escrituras Editora, 2004.
HOSSEINI, Afzal Sadat. University student's evaluation of creative education in universities and their impact on their learning. Procedia-social and behavioral sciences, v. 15, p. 1806-1812, 2011.
JACKSON, Norman et al. (Ed.). Developing creativity in higher education: an imaginative curriculum. New York: Routledge, 2006.
KHAIDZIR, Khairul Anwar Mohamed; LAWSON, Bryan. The cognitive construct of design conversation. Research in engineering design, v. 24, n. 4, p. 331-347, 2013.
LAWSON, Bryan. Como arquitetos e designers pensam. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
MUNARI, Bruno. Good design. Mantova : Corraini Editore, 2000.
MCCLUSKEY, Ken W. Thoughts about tone, educational leadership, and building creative climates in our schools. 2.ed. Ulm, Germany: International Centre for Innovation in Education, 2013.
MORAES, Dijon de. Metaprojeto: o design do design. São Paulo: Blucher, 2010.
RENZULLI, Joseph. Neglecting creativity. Education week, v. 24, n. 4, p. 431- 40, 2005.
RIBEIRO, Iolanda da Silva; SILVA, Carla Ferreira da. Auto-Regulação: diferenças em função do ano e área em alunos universitários. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 23, n. 4, p. 443-448, out. 2007.
SAMPAIO, Rita Karina Nobre; POLYDORO, Soely Aparecida Jorge; ROSÁRIO, Pedro Sales Luís de Fonseca. Autorregulação da aprendizagem e a procrastinação acadêmica em estudantes universitários. Cadernos de educação, Pelotas, n. p. 119 – 142, mai. 2012
SALTZMAN, Andrea. El cuerpo diseñado: sobre la forma en el proyecto de la vestimenta. Buenos Aires: Paidós, 2004.
SANCHES, Maria Celeste de Fátima. Projetando Moda: diretrizes para a concepção de produtos. In: PIRES, D. (Org.) Design de moda: olhares diversos. Barueri, SP: Estação das Letras e Cores Editora, 2008. p. 289 – 301.
______. Projetando o intangível: as ferramentais da linguagem visual no design de moda. In: MARTINS, R. F. F; LINDEN, J. C. S. (Org.). Pelos caminhos do design: metodologia de projeto. Londrina: EDUEL, 2012. p. 2395-416.
VYZOVITI, Sophia. Methodological shifts: the textile as retro-novel paradigm. In: AGKATHIDIS, Asterios; SCHILLIG, Gabi (Ed.). Performative geometries: transforming textile techniques. Amsterdam: BIS, 2010. p. 108-113.
ZIMMERMAN, Barry J. Development of self-regulated learning: Which are the key subprocesses. Contemporary educational psychology, v.11, n.4, p.307-313, 1986.
______ A social cognitive view of self-regulated academic learning. Journal of educational psychology, v. 81, n. 3, p. 329-339, 1989.
______ Self-efficacy: An essential motive to learn. Contemporary educational psychology, v. 25, n. 1, p. 82-91, 2000.
______ Theories os self-regulated learning and academic achievement:An overview and analysis. In: ZIMMERMAN, B.; SCHUNK, D. Self-regulatedlearning and academic achievement: theorical, perspectives. 2ª ed. 2001, p.1-37.
______ Becoming a self-regulated learner: An overview. Theory into practice, v. 41, n. 2, p. 64-70, 2002.
______ From cognitive modeling to self-regulation: a social cognitive career path. Educational psychologist, v.48, n.3, p.135-147, 2013.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
Conformément aux conditions suivantes:
1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence. - Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.