Meta-abordagem metodológica do Design Thinking em mestrado profissional de design: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.5965.25944630932025e7494Palabras clave:
abordagem metodológica, design, design centrado no usuário, design thinking, mestrado profissionalResumen
A disciplina Tópicos em Design Centrado no Usuário, do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Design (PPGD) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), tem como ementa a aplicação de metodologias inovadoras para a criação, conceito, desenvolvimento e prototipagem de produtos, considerando as necessidades dos usuários. Dentre as existentes, o foco deste relato é no método Design Thinking (DT), devido a sua relevância em pós-graduação na área — segundo estudos brasileiros recentes. Como experimentação, então, a docente da disciplina instruiu sobre o processo do DT, bem como as técnicas e as ferramentas para executá-lo, desafiando a turma a utilizá-lo no intuito de explorar uma melhor compreensão sobre suas próprias dissertações, configurando assim uma meta-abordagem metodológica do DT. Esta pesquisa é teórico-prática e se trata de um estudo de caso exploratório, aplicado e qualitativo, cujo objetivo é descrever a experiência de aplicação do DT para uma facilitação do processo de ensino-aprendizagem e para o desenvolvimento de projetos em design. Apresenta-se como exemplo o relato de experiência de uma discente, que aplicou na prática com os colegas de turma a técnica grupo de foco. Os resultados comprovam que a aluna transcendeu na compreensão do seu projeto, o que permitiu o desenvolvimento de habilidades requeridas para a pesquisa e o mercado de trabalho. Portanto, o presente artigo destaca como aplicar a metodologia do DT na prática da sala de aula presencial, através de projetos reais, pode configurar um recurso pedagógico concreto no processo de ensino-aprendizagem e integrar teoria e prática na promoção do aprender fazendo.
Descargas
Citas
ALVES, Nathalia da Cruz; WANGENHEIM, Christiane Gresse von. O ensino de design thinking ajuda no desenvolvimento de aplicativos originais no contexto do ensino de computação?. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33, 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022. p. 1268-1280. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.224690.
BROWN, Tim. Design Thinking – Edição Comemorativa 10 anos. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora Alta Books, 2020. 285 p. ISBN 9788550814377.
CLEMENTE, V.; TSCHIMMEL, K.; VIEIRA, R. Pensamento criativo e crítico no Desenvolvimento de Produto: uma intervenção didática baseada no Design Thinking. Revista Lusófona de Educação, v. 32, n. 32, 2 Jul. 2016.
COSTA, L. A. C. da; BARRETO, R. M. Construindo pontes entre o Design Thinking e a aprendizagem criativa: possibilidades para o ensino tecnológico. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 10, n. jan./dez., p. e232424, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.31417/educitec.v10.2324. Acesso em: 11 ago. 2025.
DIAS, Ernandes Gonçalves; MISHIMA, Silvana Martins. Análise temática de dados qualitativos: uma proposta prática para efetivação. Revista Sustinere, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 402–411, 2023. DOI: 10.12957/sustinere.2023.71828. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/sustinere/article/view/71828. Acesso em: 11 ago. 2025.
FARIAS, M. S. F. de; MENDONÇA, A. P. Design Thinking como percurso metodológico para construção de produto educacional: uma experiência no mestrado profissional na área de ensino. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 7, p. e103621, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1036. Acesso em: 10 ago. 2025.
GIL, Antonio C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 7ª ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2022. E-book. 186 p. ISBN 9786559771653. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786559771653/. Acesso em: 11 ago. 2025.
GIBBONS, Sarah. Journey Mapping 101. 2018. Disponível em: https://www.nngroup.com/articles/journey-mapping-101/. Acesso em: 26 jun. 2025.
GRILO, André; MEDEIROS JÚNIOR, Josué Vitor de; VAN DER LINDEN, Júlio Carlos de Souza. O ensino de competências de Design para inovação na administração pública: relato de experiências na abordagem Design Thinking com servidores públicos no contexto da pós-graduação. p. 8183-8200. In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022. ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-9498869.
LEIFER, Larry; LEWRICK, Michael; LINK, Patrick. A Jornada do Design Thinking. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora Alta Books, 2019. 352 p. ISBN 9788550808741.
LOPES, Ana Lúcia de Souza; LOPES, Marcelo José Abreu. Prática docente e linguagens digitais: contribuições do design thinking no Ensino Superior. Educação & Linguagem, [S. l.], v. 27, n. 27, p. 57–78, 2024. DOI: 10.15603/2176-1043/el.v27n1p57-78. Disponível em: https://revistas.metodista.br/index.php/educacaolinguagem/article/view/1022. Acesso em: 10 ago. 2025.
LOWDERMILK, Travis. Design Centrado no Usuário – Um guia para o desenvolvimento de aplicativos amigáveis. 1ª ed. São Paulo: Novatec, 2013. 184 p.
MACHADO, Andréia de Bem; GUERDT, Elma Mendes; FIALHO, Francisco Antônio. Revisão sistemática: intersecções entre design thinking e equipe muldisciplinar no processo ensino-aprendizagem. Projetica, Londrina, v. 10, n. 1, p. 95–104, 2019. DOI: 10.5433/2236-2207.2019v10n1p95. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/33832. Acesso em: 12 ago. 2025.
PAGNAN, Andréia Salvan; SIMPLÍCIO, Giovana Costa, SANTOS, Valéria Carvalho; REZENDE, Edson José Carpintero. Design centrado no usuário e seus princípios éticos norteadores no ensino do design. Estudos em Design | Revista (online). Rio de Janeiro: v. 27, n. 1, 2019, p. 1–15. Disponível em: https://estudosemdesign.emnuvens.com.br/design/article/view/680. Acesso em: 26 jun. 2025.
PREECE, Jennifer; ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen. Design de interação: além da interação humano-computador. Tradução: Isabela Gasparini; revisão técnica: Marcelo Soares Pimenta. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.
RANGEL, Alexandre Magalhães; MOTTA, Claudia Lage Rebello da. Design Thinking em Situações de Ensino-Aprendizagem. In: XXII Congreso Internacional de Informática Educativa (TISE), 2017, Fortaleza. Nuevas Ideas en Informática Educativa. Santiago: Jaime Sánchez, Editor, 2017. v. 13. p. 312-323.
ROSADO, K. M. L.; DIAS, C. DA C.. A METODOLOGIA DESIGN THINKING NAS PESQUISAS CIENTÍFICAS E A PERTINÊNCIA DE SUA APROPRIAÇÃO PELA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Encontros Bibli, v. 29, p. e96222, 2024.
ROSENFELD, Louis; MORVILLE, Peter; ARANGO, Jorge. Information architecture: for the web and beyond. 4ª ed. Estados Unidos: O´Reilly, 2015. 459 p. ISBN: 9781491911686.
SANTA ROSA, José Guilherme; MORAES, Anamaria de. Avaliação e Projeto no Design de Interfaces. 2ª ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2012. 224 p.
SANTOS, Décio Oliveira dos; SOUZA, José Clécio Silva de. Design thinking na Educação. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 23, nº 21, 6 de junho de 2023. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/21/design-thinking-na-educacao.
SILVA, Wellington Santos; CASTRO FILHO, Cláudio Marcondes de. O Design Thinking como método de pesquisa científica inserido no contexto da Ciência da Informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, [S. l.], v. 19, p. 1–18, 2023. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1775. Acesso em: 11 ago. 2025.
SOUZA, Caroline Battistello Cavalheiro de; SAVI, Rafael. Design centrado no usuário e o projeto de soluções educacionais. Revista e-TECH: Tecnologias para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, [S. l.], p. 33–52, 2015. DOI: 10.18624/e-tech.v1i1.615. Disponível em: https://etech.sc.senai.br/revista-cientifica/article/view/615. Acesso em: 26 jun. 2025.
TORRES, P. L., HILU, L., and KOWALSKI, R. P. G. Produção de memes: uma experiência de design thinking no ensino superior de design. In: OLIVEIRA, K. E., PORTO, C., and SANTOS, E., eds. Memes e educação na cibercultura [online]. Ilhéus: EDITUS, 2022, pp. 145-168. ISBN: 978-65-86213-92-8. https://doi.org/10.7476/9786586213911.0009.
VIANNA, Maurício; VIANNA, Ysmar; ADLER, Isabel K.; LUCENA, Brenda; RUSSO, Beatriz. Design thinking: inovação em negócios. 1ª ed. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Ana Clara Almeida e Silva Bouzon, Franciane da Silva Falcão, Sílvia Helena de Carvalho Schnaider

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
-
Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia CreativeCommonsAttribution 4.0 Internacional, que permite:
1. Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier formato o soporte para cualquier propósito, incluso comercial.
2. Adaptar — remezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial.
El licenciante no puede revocar estos derechos siempre que se respeten los términos de la licencia.Bajo los siguientes términos:
1. Atribución — Debe otorgarse el crédito adecuado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado modificaciones. Esto debe hacerse en cualquier circunstancia razonable, pero sin sugerir que el licenciante aprueba el uso del material.
2. Sin restricciones adicionales — No se pueden aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros hacer algo que la licencia permita. - Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento anti-ético de publicación y es inaceptable. Esta revista utiliza el software iThenticate de control de semejanza".